No dia da assinatura da escritura.
A Assembleia Municipal da Covilhã aprovou na passada sexta-feira, 8, por unanimidade a aquisição do Teatro-Cine, por 2,1 milhões de euros.
De acordo com o contrato-promessa, que será agora enviado ao Tribunal de Contas, o município vai pagar à família proprietária 600 mil euros na data de escritura, marcada para 20 de Outubro, Dia da Cidade. Um dia que será aproveitado para mostrar o projecto virtual da sala de espectáculos, a cargo de Graça Dias. O resto do valor será pago em 13 prestações anuais a partir de Janeiro de 2012.
O Teatro-Cine da Covilhã foi inaugurado em 1954 e, apesar de já degradado e obsoleto em vários aspectos, tem sido a única sala de espectáculos da cidade, pela qual a autarquia sempre pagou rendas. O presidente do município, Carlos Pinto, diz que esta aquisição vai permitir candidatar o edifício a apoios financeiros para remodelação. O projecto prevê a criação de uma sala de espectáculos com 600 lugares e outras duas com 200 lugares cada, para além de uma pequena sala estúdio "para grupos experimentais ou ensaios", destaca.
A remodelação do edifício deverá orçar entre cinco a seis milhões de euros, refere Carlos Pinto, que gostava que as obras arrancassem "no próximo ano", mas "isso depende da disponibilidade de fontes de financiamento". Segundo o autarca, "falta saber a orientação que vai ser dada ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN)". Carlos Pinto acredita que a autarquia poderá suportar até 900 mil euros, ou seja, "15 por cento do investimento", esperando que a parcela própria possa descer até 10 por cento. Seja como for, as obras "deverão prolongar-se durante dois anos", depois de garantido o financiamento. O renovado Teatro-Cine poderá estar pronto em 2014 ou 2015.
Autor
João Alves
Palavras-Chave
Outubro / Assembleia / Municipal / euros / sala / Pinto / Teatro-Cine / Carlos / Covilhã / será
Entidades
Graça Dias / Carlos Pinto / Tribunal de Contas / QREN / Assembleia Municipal da Covilhã
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Na zona da ANIL...
Álvaro Santos Pereira na Covilhã sexta-feira, 29...