Na Covilhã.
Como acontece há cerca de 50 anos, as ruas da Covilhã voltam a ser palco da Corrida de São Silvestre, que este ano se realiza no próximo sábado, 26, às 17h30, com a meta montada no Pelourinho.
Antes, às 15h, a colectividade que há 31 anos organiza a prova, os Leões da Floresta, tem previsto um colóquio na sede com a presença das atletas Aurora Cunha, antiga campeã, e Sónia Tavares, natural de Cebolais e a representar o Sporting, madrinhas da emblemática corrida.
Orçada em 3500 euros, a prova de atletismo, mais uma vez, não acontece na noite de final de ano, como era tradição, mas dias antes. No entanto a vontade, e o desafio lançado à Câmara da Covilhã e outras entidades da cidade, é aliar ao evento desportivo uma grande festa de fim-de-ano ao ar livre, no centro da cidade, que traga para a rua os covilhanenses a participar numa iniciativa popular. Até porque, sublinham os responsáveis, há muita gente de fora nessa época a passar o ano novo por cá.
Vítor Fernandes, presidente dos Leões da Floresta, diz que a proposta já foi feita em anos anteriores. No próximo ano é intenção da conhecida agremiação abordar formalmente a autarquia nesse sentido, e dessa forma voltar a realizar a prova de atletismo no dia 31 de Dezembro. "Mas só se houver festa que traga e mantenha as famílias entretidas na rua".
Carlos Viseu, figura incontornável do desporto no concelho, antigo jogador do Sporting da Covilhã e há décadas presença habitual nas provas de atletismo, sugere a instalação de uma tenda gigante no centro da Covilhã. O veterano desportista defende também a alteração do percurso no futuro, com a criação de um circuito no núcleo histórico que obrigue a várias passagens pelo mesmo local, onde o público pode estar mais concentrado. Para já a passagem por vários pontos da cidade, inclusive a zona da estação, mantém-se.
(Notícia completa na edição papel)
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Silvestre / Covilhã / Corrida / Pelourinho / prova / Floresta / cidade / Leões / atletismo / acontece
Entidades
Aurora Cunha / Sónia Tavares / Vítor Fernandes / Carlos Viseu / Sporting
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Dia 22...
Na Covilhã...