No Tortosendo e Penhas da Saúde.
A Câmara da Covilhã chegou a acordo com a GNR e a Direcção-Geral de Infra-estruturas e Equipamentos para a construção de dois novos quartéis no concelho: no Tortosendo e nas Penhas da Saúde.
A autarquia cede o terreno, responsabiliza-se pelo projecto, pela obra e aluga depois as instalações por um período de 30 anos, renováveis, até ser ressarcida do valor total investido na construção dos edifícios. Segundo as previsões da edilidade, trata-se de um investimento global na ordem do milhão e meio de euros.
"Finalmente é possível resolver estas duas situações que se encontravam há muito tempo como provisórias", realçou Luís Barreiros, que presidiu à última reunião pública do executivo, sexta-feira, 19, na ausência de Carlos Pinto.
"As actuais instalações não correspondem às necessidades e, neste caso, a Câmara vai ter de se substituir ao Governo na construção de quartéis de forças militarizadas", sublinhou Luís Barreiros.
A GNR está há alguns anos em instalações temporárias, numa moradia, para onde se mudou devido à falta de condições no espaço ocupado anteriormente, no centro da vila.
Os militares que prestam serviço na Serra da Estrela ocupam uma das "bolas" da Torre, antigas instalações da Força Aérea. Há muito que se fala da necessidade e já foi há muito anunciada a criação de um posto na montanha, que parece agora estar mais próximo de se concretizar. O edifício será edificado em frente à Pousada da Juventude, no local de uma curva da estrada desactivada, em terrenos adquiridos pela Câmara Municipal no ano passado.
O próximo passo, anuncia Luís Barreiros, é a elaboração do projecto, segundo as directrizes
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Tortosendo / Penhas / Saúde / Barreiros / Covilhã / Infra-estruturas / Equipamentos / GNR / construção / Luís
Entidades
Luís Barreiros / Carlos Pinto / GNR / Direcção-Geral de Infra-estruturas / Força Aérea
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
No final do ano...
Para a GNR na Serra e Tortosendo...