NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

PSP com casa nova

2010-11-04

00:00    00:00

No final do ano.

O Comando da PSP de Castelo Branco vai ter um novo edifício sede até final deste ano, anunciou na passada semana o subintendente Gomes Belo, comandante distrital em substituição, na cerimónia que assinalou o 82.º aniversário daquela estrutura distrital.

O responsável avança que "as obras no edifício da ex-Junta Autónoma de Estrada estão a decorrer a bom ritmo e, se não houver contratempos, o comando mudará para lá antes do fim do ano". Este anúncio foi confirmado pelo presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Joaquim Morão, que lembrou que a primeira solução encontrada pela autarquia foi a de construir um comando de raiz. "Adquirimos um terreno, mas para esperarmos pelo projecto, aprovação e financiamento, só daqui por 10 anos a PSP teria um novo edifício, pelo que optámos por uma solução mais agradável para a instituição e para a cidade, com a adaptação deste edifício que ia ficar devoluto", explica. Segundo o autarca, "o que era previsto demorar 10 anos resolveu-se em seis meses".

As obras no edifício que vai acolher o Comando da PSP, na estrada do Montalvão, na saída Sul da cidade, deverão estar concluídas em final de Novembro. O processo está sob a alçada da Direcção Geral de Infra-estruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna, que está a adaptar os edifícios envolventes ao principal, para que a PSP possa ali concentrar os seus serviços em condições dignas, num investimento que ronda os três milhões de euros. O novo espaço conta com quatro mil metros quadrados de área coberta e amplos espaços exteriores.

Além de novas instalações, o Comando também carece de alguma renovação em termos de meios, em homens e equipamentos. "A média de idades dos agentes é de 48 anos, sendo que mais de 50 por cento têm 50 anos ou mais, o que pode, em termos operacionais, causar alguns constrangimentos", diz o comandante distrital, ressalvando que, "tecnicamente, os agentes estão bem preparados". A frota automóvel é outro dos pontos fracos da PSP. A última viatura que chegou ao Comando foi um carro patrulha, equipado com um kit vocacionado para transporte de detidos, sobretudo de detidos perigosos, pois tem um sistema de compartimentação, inquebrável, que separa a parte de trás da dianteira.



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Local Castelo Branco

Palavras-Chave
Comando / PSP / edifício / Belo / Gomes / Castelo / Branco / distrital / anunciou / substituição

Entidades
Gomes Belo / Joaquim Morão / Comando da PSP / Direcção Geral de Infra-estruturas / Comando

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

GNR precisa de novas instalações

Novo comandante territorial diz que condições não são as melhores...

Autarquia constrói quarteis da GNR

No Tortosendo e Penhas da Saúde...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL