NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

GNR precisa de novas instalações

2011-11-09

00:00    00:00

Novo comandante territorial diz que condições não são as melhores.

O novo comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda, tenente-coronel Lourenço Lopes, reconheceu na passada semana a necessidade de dotar a instituição com novas instalações, embora a actual situação não coloque em causa o desempenho da guarda. "O [actual] quartel está desajustado, temos algumas dificuldades em termos de espaço e de conforto", disse Lourenço Lopes durante um encontro com os jornalistas, um dia depois de ter assumido as funções de comandante distrital da GNR da Guarda, em substituição do coronel Monteiro Antunes, que cessou funções por ter passado à reserva.
O Comando Territorial da Guarda ocupa instalações do antigo Convento de São Francisco, onde já esteve instalado o Regimento de Infantaria. A construção do novo quartel foi objecto de um protocolo celebrado em Abril de 2008 entre a Câmara Municipal e a Direcção Geral de Infra-estruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna. O protocolo prevê a construção do novo quartel, no âmbito de um processo de permuta de terrenos, no sítio da Quinta da Torre, recebendo a Câmara os terrenos onde se encontra o actual quartel da GNR. Tudo indicava que as obras ficassem concluídas em Dezembro de 2010, mas ainda não foram iniciadas.
O novo comandante da GNR da Guarda admite que o assunto é uma preocupação sua e também "de muita gente", incluindo do presidente da Câmara e do comandante geral. Apesar de reconhecer que as actuais instalações não são as mais adequadas, o tenente-coronel Lourenço Lopes diz que após as ter visitado verificou que "independentemente das condições que, de facto não são as melhores," existe "uma grande capacidade de imaginação e uma grande dedicação na instalação" de alguns serviços. "Portanto, seguramente, também não é por termos este quartel que eu vou sentir-me menos motivado ou menos empenhado e que os cidadãos irão ter menores níveis de segurança", disse o responsável que ultimamente desempenhou as funções de comandante interino do Comando Territorial de Leiria.
O Comando Territorial da GNR da Guarda possui 660 militares e 26 civis, que prestam serviço nos 14 concelhos do distrito.



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Local Guarda

Palavras-Chave
Guarda / GNR / Lourenço / territorial / Lopes / Comando / comandante / quartel / instalações / Câmara

Entidades
Lourenço Lopes / Monteiro Antunes / Comando Territorial da GNR da Guarda / GNR da Guarda / Comando Territorial da Guarda

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Covilhã volta a reclamar hospital central

Câmara quer que trabalho meritório do CHCB seja reconhecido...

Prisão tem novo director

Luís Couto lidera prisões de Covilhã e Guarda...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL