Para 2010.
A empresa de recolha e gestão de resíduos sólidos Resiestrela, que serve 14 concelhos da Beira Interior, anunciou na passada semana a redução do tarifário para o ano de 2010.
O preço por cada tonelada de resíduos entregue pelos municípios na central de triagem e compostagem da Quinta das Areias, no Fundão, desce de 50,72 para 48,5 euros, o que significa uma descida de 2,22 euros. A redução aprovada pelo Ministério do Ambiente "é consideravelmente superior à que a própria Resiestrela tinha proposto", refere um comunicado da empresa.
Na assembleia geral de 19 de Março, tinha sido anunciada uma redução de 34 cêntimos por tonelada. Segundo a Resiestrela, a descida do preço "é o resultado do esforço de diminuição de custos conduzido pela empresa", que estima que a medida permita ao conjunto dos 14 municípios poupar cerca de 160 000 mil euros em 2010.
No final da última assembleia geral, o presidente da empresa, Rui Nobre Gonçalves, afirmou que "a tendência será de redução do que os municípios pagam. É o primeiro sinal dos resultados da gestão da Resiestrela", que no início de 2009 herdou o sistema da Águas do Zêzere e Côa. Em 2010, entre outros projectos, a Resiestrela pretende ampliar e requalificar a central de compostagem, num investimento previsto de cerca de 3,3 milhões de euros. Pretende ainda desenvolver procedimentos para a valorização energética do biogás produzido no aterro de resíduos indiferenciados.
A Resiestrela é responsável pela concessão do sistema multimunicipal de triagem, recolha selectiva, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos de 13 municípios desde 1 de Janeiro de 2009. Integram o sistema os concelhos de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso. É ainda utilizador do sistema o município da Covilhã, apenas para entrega de resíduos indiferenciados.
Autor
Notícias da Covilhã
Palavras-Chave
Resiestrela / tarifário / Interior / resíduos / redução / empresa / municípios / euros / Fundão / Beira
Entidades
Rui Nobre Gonçalves / Resiestrela / Beira Interior / Quinta das Areias / Fundão
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Antes, eram nove mil viaturas por dia. Agora, cerca de cinco mil...
Empresa coloca município em tribunal...