NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Os tempos do Advento

2010-11-24

00:00    00:00

Temos que recolocar a esperança e a caridade na vida actual, como ponto de partida para uma caminhada da vida eterna.

Que significado têm hoje os tempos do Advento? Num tempo de grandes dificuldades eis que nos aparece, durante quatro domingos, uma proposta de vigilância para o futuro. Que vigilância é esta que nos aconselha o Advento? A resposta está no mistério das coisas últimas que, mais tarde ou mais cedo, havemos de encontrar.
O Advento quer ajudar-nos a olhar para estas coisas últimas e para além delas. A primeira intenção do Advento é colocar-nos perante a realidade dramática, difícil de aceitar, que a história da nossa vida e do mundo são transitórias. O Advento quer entrar no coração das gentes e criar espaço para aceitar o mistério da vinda do Senhor. A Igreja continua a anunciar a obra salvadora de Cristo no passado, no presente e no futuro. Estes tempos apresentam-nos o Senhor da História, que nasceu em Belém, na humildade de uma manjedoura. Vale a pena recordar Bento XVI:-"É este Jesus que nos olha com olhos de Deus e que se inquieta com os nossos comportamentos humanos: o tédio interior, a indiferença perante Deus, essa incapacidade para escutar e esse fechamento em si mesmo". Este Advento convida-nos a sair do nosso comodismo e a olhar o mundo com olhos cristãos. O Natal convida-nos a pensar no mistério da nossa vida no significado transcendente do lado humano. Esta caminhada entre o Natal e o Fim dos Tempos é conduzida e acompanhada pela Igreja, como presença de Cristo na actualidade. E esta presença manifesta-se na Evangelização, no anúncio de Cristo que se quer manifestar em sinais concretos no modo de viver, de ser e de estar.
Neste Advento tão difícil para tantos, temos que recolocar a esperança e a caridade na vida actual, como ponto de partida para uma caminhada da vida eterna. É esta a mensagem que Isaías, João Baptista e Maria nos vão fazer presente nos domingos do Advento. Vale a pena reflectir sobre a vida e conversar sobre os nossos problemas com o Menino que nos espera num dos muitos presépios das nossas casas. O Menino está à espera deste encontro. Chama-nos para esta Aliança de Salvação, pois quer desejar as Boas Festas e a Paz às famílias e ao mundo. O Presépio continua a ser o centro de toda a História da Salvação e por isso mesmo o nosso ponto de reencontro com a vida.



Autor
José Vicente Ferreira

Categoria
Opinião

Palavras-Chave
Advento / vida / tempos / Cristo / história / mistério / Senhor / caminhada / mundo / Igreja

Entidades
Senhor / Cristo / Bento XVI:-"É / Jesus / Deus

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Bispo quer mais condições para vocações

Dia Mundial de oração pelas vocações...

Ajudar quem precisa: imperativo do Natal

Mensagem do Bispo da Guarda...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL