NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Sortelha contra torres eólicas

2010-04-07

00:00    00:00

Parque eólico motiva protestos dos habitantes.

A construção de um parque eólico junto à Aldeia Histórica de Sortelha, Sabugal, está a gerar polémica entre os moradores, motivando uma petição on-line para tentar impedir a obra.

Segundo Joaquim Tomé, habitante de Sortelha e um dos mentores da petição intitulada "Vamos salvar Sortelha", lançada no último domingo, a iniciativa avançou após alguns residentes terem conhecimento que o parque de torres eólicas que está projectado para a freguesia irá "destruir de forma irreversível a envolvente desta aldeia". "Todos temos o dever de preservar o legado patrimonial e histórico que a todos pertence. Temos também a obrigação de o proteger e valorizar para que as gerações futuras possam aprender a vida dos seus antepassados", refere Joaquim Tomé. O habitante de Sortelha considera que as torres eólicas previstas para aquela freguesia do Sabugal irão "desvirtuar a envolvente paisagística" da localidade "onde já foram investidos milhares de euros na sua recuperação". "É um atentado contra o nosso património ter as torres eólicas a estragar completamente a paisagem envolvente da Aldeia Histórica", afirma Joaquim Tomé. Se "daqui a uns anos quisermos mostrar aos nossos filhos como era uma aldeia medieval jamais conseguiremos", diz.

As torres eólicas que serão instaladas naquela zona, "a um quilómetro de distância" de Sortelha, danificarão "a nossa lança em termos de turismo na Beira Interior", alerta o autor da petição que recolhe assinaturas durante os próximos quinze dias para depois enviar ao Governo e a outras entidades com responsabilidades no assunto.

O presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, afirma à Lusa que tem conhecimento da petição mas recorda que "as entidades oficiais que licenciam os parques eólicos" o fazem "no devido cumprimento da legislação em vigor". O autarca explicou que a autarquia aprovou o projecto, que contempla a instalação de 50 torres eólicas na região, mas prometeu analisar novamente o assunto. "Qualquer situação de alerta que chegue ao conhecimento da Câmara Municipal terá uma análise cuidada tendo em conta todos os pressupostos que ela referir", assegura.

(Notícia completa na edição papel)



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Local Região

Palavras-Chave
Sortelha / torres / eólicas / Tomé / Parque / Aldeia / Joaquim / Sabugal / petição / Histórica

Entidades
Joaquim Tomé / António Robalo / Lusa / Aldeia Histórica de Sortelha / Sabugal

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Luz para o Vale Glaciar

Câmara leva electricidade a 20 casas...

Capeia arraiana é património municipal

Classificada pela Assembleia Municipal do Sabugal...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL