NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Luz para o Vale Glaciar

2010-11-10

00:00    00:00

Câmara leva electricidade a 20 casas.

A Câmara de Manteigas vai investir 220 mil euros na colocação de luz eléctrica em cerca de 20 habitações do Vale Glaciar do Zêzere, em "total respeito pela natureza", disse na passada semana o seu presidente.

Segundo o autarca de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, tendo em conta as características do local, uma área protegida, com reservas biogenéticas de elevado valor natural e paisagístico, o projecto de electrificação foi elaborado "com bastante cuidado". O autarca assegura que a instalação da rede eléctrica no Vale Glaciar do Zêzere - que foi candidato à eleição das '7 Maravilhas Naturais de Portugal' -, será realizada "em perfeito e total respeito pela natureza". Indica que os seus autores tiveram em conta "que não poderia haver iluminação pública no exterior", por isso, "não vai haver candeeiros nem lanternas no exterior", salientando que a electricidade se destina, "apenas e só, ao interior das habitações".

Esmeraldo Carvalhinho conta à Lusa que "não vai haver postes nem fios à mostra, vai ser tudo enterrado, em perfeito respeito pela natureza e pelas condições impostas pelo Parque Natural da Serra da Estrela". Segundo o autarca, o fornecimento de energia eléctrica às habitações do Vale Glaciar do Zêzere "é uma ambição e uma promessa da Câmara de há muitos anos". "É um investimento significativo, mas temos que ter em conta que quando se trata de qualidade de vida, não podemos olhar ao valor dos investimentos", declara. Refere que naquela zona do concelho de Manteigas "há pessoas que têm os seus bens, têm a sua agricultura de subsistência, que passam ali várias noites por semana, que dormem ao fim-de-semana", necessitando de usufruir de energia eléctrica. "Pretende-se que o Vale Glaciar continue com fraca intervenção humana, com as suas características o mais naturais possíveis, no entanto, temos que reconhecer que ali também vivem pessoas", diz.

Com o fornecimento de electricidade às habitações, a autarquia pretende "levar um pouco mais de qualidade de vida às pessoas que ali passam algum tempo da sua vida", declara, admitindo que nos dias de hoje "a energia eléctrica é imprescindível".

A electricidade vai contemplar cerca de 20 casas do Vale Glaciar do Zêzere, que correspondem "ao núcleo mais próximo" da vila de Manteigas, segundo o presidente da Câmara. A autarquia já aprovou o projecto de instalação da rede eléctrica e adjudicou a obra, podendo os trabalhos, no terreno, ser iniciados "antes do final do ano", indica.



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Local Região

Palavras-Chave
Vale / Glaciar / Zêzere / Manteigas / Câmara / eléctrica / Luz / habitações / conta / respeito

Entidades
Esmeraldo Carvalhinho / Lusa / Câmara / A Câmara de Manteigas / Vale Glaciar do Zêzere

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Amândio gostaria de ter feito mais

Autarca diz que obras sociais não são exageradas e critica Estado por não disponibilizar meios...

Sortelha contra torres eólicas

Parque eólico motiva protestos dos habitantes...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL