Neve vende mais que a equipa das Quinas

2010-05-26

Comerciantes dizem que neve é melhor para o negócio.

Apesar das expectativas criadas na Cidade Neve, o Inverno ainda vende mais do que a selecção portuguesa de futebol, desabafaram esta semana alguns comerciantes à Agência Lusa, esperando que a segunda metade do estágio da equipa lhes traga mais clientes.

Numa montra da Alameda Europa, junto ao principal centro comercial da Covilhã, Maria Alzira Pires vende todos os artigos para apoiar a selecção, mas "sem grandes resultados", refere. "Esperamos que isto daqui para diante dê alguns frutos", diz, esperançada na chegada dos jogadores que faltavam, nomeadamente Cristiano Ronaldo.

Nas montras e prédios da cidade, as únicas referências a Cristiano Ronaldo são tarjas em apartamentos de estudantes universitários: duas pedem "Cristiano paga-me as propinas", enquanto outra garante que "as propinas estão pagas, queremos bilhetes". Com ou sem estrela, José Manuel Correia, dono do restaurante Zé do Sporting e de duas casas de produtos regionais de passagem obrigatória para obter produtos típicos, garante que vende "muitos mais queijos da Serra com neve do que com a selecção". "Não tem comparação", sublinha, acrescentando, no entanto: "Temos notado mais alguma afluência no restaurante, especialmente nesta última sexta-feira, mas se calhar também não se nota mais porque não há dinheiro para tudo".

António Parracho, director do Serra Shopping, garante que o dia em que chegou a principal estrela da selecção "foi o primeiro em que se notou um aumento de afluência" - ainda assim, nada que se compare aos fins-de-semana de neve durante o Inverno. Sexta-feira foi o dia em que "houve mais gente de fora", diz também Dominik Wegrzyn, gerente da hamburgueria MacDonald's, a mais antiga da Covilhã. De resto, a clientela "não tem aumentado", refere, garantindo que nem a selecção consegue superar a capacidade de atracção da neve.

Na Rua Direita, as montras das sapatarias de Francisco Gabinete são as que mais se destacam com a campanha "Mês da selecção é mês de promoção". Garante que "anda mais gente pelas ruas" e que a promoção até está a conquistar novos clientes. "A Covilhã tem nome, mas, de resto, pouco mais de vê", sintetiza, por seu lado, João Correia, proprietário do Café Montanha, ponto de encontro de comerciantes e residentes no centro. "Muitas pessoas gostavam de estar mais perto dos jogadores e comentam isso aqui no café". Os treinos abertos "não chegam" e para esses "é difícil ter bilhete". "Não posso ir para as filas no próprio dia dos treinos e não há outra forma de ter os bilhetes nem de estar perto deles", lamenta Maria de Fátima Esteves.

Notícias da Covilhã

Local Covilhã

selecção / vende / Neve / equipa / Lusa / Quinas / Apesar / Agência / Cristiano / garante

Maria Alzira Pires / Cristiano Ronaldo / Cristiano / José Manuel Correia / Serra