NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Hotéis da Serra preocupados com efeito das portagens

2012-06-27

00:00    00:00

Este Verão, esperam efeito "devastador".

A hotelaria da Serra da Estrela e concelhos em redor teme que as portagens tenham um "efeito devastador" na ocupação hoteleira deste Verão, disseram os diretores de algumas unidades da região à Agência Lusa.
A época alta é o Inverno, graças à neve, mas os hotéis oferecem programas de turismo de natureza, gastronomia e visitas ao património histórico e cultural para tentar conquistar clientes na época baixa de Verão. Só que, este ano, pode não haver programa que chegue para fazer face à redução de poder de compra e à cobrança de portagens nas autoestradas (A23 e A25) que servem a região.
Os clientes da Grande Lisboa são responsáveis por 40 por cento das reservas no grupo Natura, que tem cinco hotéis na região, na Covilhã e Guarda, e as portagens "estão a travar as reservas", refere Luís Veiga, diretor-geral do grupo. Os números ainda estão a ser apurados, mas as expetativas para o Verão "não são nada boas: as portagens podem ter um efeito devastador". A Espanha é outro mercado importante, mas nos primeiros quatro meses do ano a ocupação por espanhóis "caiu para cerca de metade em relação a 2011", acrescenta.
José Luís Moreira, diretor-geral da Turistrela, com dois hotéis em plena montanha, alerta para as contas: uma viagem de automóvel de ida e volta, entre a Covilhã e Lisboa "fica em cerca de 150 euros. É demais". Aquele responsável acredita que "não há crise", mas sim "uma mudança política, social e económica que nos vai fazer adoptar novos hábitos", contexto no qual "as portagens estão a prejudicar".
Nuno Pimenta, diretor-executivo da empresa municipal Fundão Turismo, teme o efeito "sobretudo ao nível das ocupações de curta duração e fim-de-semana". Ainda assim, destaca "a resiliência" do turismo de natureza e rural na Serra da Gardunha, que pensa estar a assumir-se "como uma âncora na região".
Não fossem as portagens e os diretores dos hotéis da região acreditam que teriam argumentos para atrair cada vez mais turistas. A Fundão Turismo aposta no programa de animação de eventos, como a Festa da Cereja, Semana Cultural Terras do Xisto ou o Festival Chocalhos. Entre os 1000 e 2000 metros de altitude, a Turistrela promove pacotes de reuniões em altitude para executivos, lado a lado com um passaporte de experiências na montanha que inclui passeios pedestres e de bicicleta. Para além do turismo de natureza na Serra da Estrela, o grupo Natura destaca as actividades ligadas à cereja do Fundão "que vai continuar a ser colhida até ao mês de Julho", o núcleo museológico de Belmonte e o turismo religioso e histórico na Guarda.
No entanto, há também queixas sobre a falta de divulgação da região nas campanhas oficiais de promoção do turismo. Luís Veiga já se queixou "junto do Turismo de Portugal e já se discutiu o assunto na Associação de Hotelaria de Portugal. Há campanhas em Espanha que só se oferecem dormidas para o Algarve e o resto do País não existe". Ao nível da promoção interna, "há campanhas na RTP que esquecem a Serra da Estrela" e a divulgação ao nível do Turismo do Centro "só fala actualmente das Aldeias do Xisto, que é um produto muito bom, mas isto parece-nos muito curto". José Luís Moreira acredita que a Serra da Estrela "tem muito para oferecer ao nível do turismo da natureza, mas ainda falta caminhar muito para Portugal promover essa realidade".



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Local Região

Palavras-Chave
turismo / Verão / Serra / portagens / região / Lusa / Hotéis / Agência / efeito / Estrela

Entidades
Luís Veiga / José Luís Moreira / Nuno Pimenta / Agência Lusa / Natura

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Carnaval com menos turistas

Falta de neve e portagens podem afastar clientela...

Turismo teme perder clientes

Devido às portagens...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL