É o resultado de vários anos de experiência. O FestiBoidobra trará ao concelho da Covilhã uma visão diferente dos festivais de folclore.
Entre 26 de Julho e 1 de Agosto, a Boidobra e a cidade da Covilhã serão palco do FestiBoidobra – Tradições do Mundo. O evento é organizado pelo Rancho Folclórico da Boidobra.
Paulo Jerónimo, presidente da direcção do Rancho Folclórico da Boidobra, diz que a iniciativa "pretende ser a grande manifestação cultural da freguesia da Boidobra e do concelho da Covilhã". "Durante sete dias e com este evento a organização pretende encher de magia, com as cores, os sons e os ritmos", sublinha.
As grandes atracções são a Compañia Folklórica Xaman-Ek do México e os Georgian Folk Dancing Ensemble "NABADI" da Geórgia.
Irão ainda marcar presença o Grupo Danças e Cantares Fermêdo e Mato, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Tábua, o Rancho Folclórico Danças e Cantares Santa Maria do Olival, o Rancho Folclórico "Os Camponeses da Peralva" e o Rancho Folclórico da Boidobra.
Os objectivos do FestiBoidobra passam por "divulgar a gastronomia, o artesanato e o conhecimento etnofolclórico do país e do mundo, na partilha e na convivência, realizando exposições e seminários para a população", explica Paulo Jerónimo.
Durante a semana o grupo mexicano e georgiano irão actuar para os idosos, realizar workshops e até realizar um jantar regional onde darão a conhecer a sua gastronomia. Na sexta-feira, 30 de Julho, os dois grupos irão actuar na Feira de São Tiago.
A partir do fim-de-semana, já com os grupos portugueses, destaca-se do cartaz, no sábado, "a Gala Tradições do Mundo, que se realizará no Parque Duppigheim, onde todos os grupos irão realizar os seus concertos".
No Domingo, 1, realiza-se o dia das famílias onde os vários elementos dos grupos serão acolhidos em casas particulares para com os locais almoçarem.
Os custos do festival deverão rondar os 6 mil, um valor que "supera o orçamento previsto". "Contamos com o apoio da Junta de Freguesia e de alguns patrocínios, mas houve apoios com os quais contávamos e que não surgiram", lamenta.
A realização da iniciativa no próximo ano dependerá do balanço da edição de 2010. No entanto, Paulo Jerónimo está confiante que haverá muito público durante o certame.
Autor
João Filipe Pereira
Palavras-Chave
Folclórico / Boidobra / Rancho / Covilhã / Mundo / Jerónimo / durante / Paulo / Irão / Folclore
Entidades
Paulo Jerónimo / NABADI / Grupo Danças / Junta de Freguesia / FestiBoidobra
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
De quinta a domingo, no Jardim Público...
Festival da Transumância este fim-de-semana em Alpedrinha...