Este fim-de-semana.
O Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira (BACB) realiza no próximo fim-de-semana, sábado, 27, e domingo, 28, a Campanha de Natal de recolha de alimentos em diferentes superfícies comerciais de Belmonte, Covilhã, Tortosendo, Fundão, Guarda, Seia, Gouveia, São Romão, Sabugal e Trancoso.
Esta é já a 18ª campanha de recolha de alimentos feita na região (início Maio de 2002), tendo sido recolhidas com estas campanhas cerca de 500 toneladas de alimentos.
Estes alimentos são distribuídos pela população carenciada da região, através de 40 instituições de solidariedade social, que apoiam cerca de quatro mil pessoas (840 crianças).
Para o regular funcionamento, o BACB conta com cerca de 20 voluntários permanentes, mas na próxima campanha de recolha de alimentos vão estar envolvidos cerca de 400 voluntários, entre as pessoas que abordam a população nas portas dos hipermercados, às pessoas que pesam, registam e arrumam os alimentos no armazém, aos voluntários que fazem o transporte dos alimentos, aos que organizam a campanha nas diversas fases.
Os alimentos distribuídos pelo BACB "fazem a diferença para um elevado número de famílias. Para continuar a ajudar, precisamos de recolher a maior quantidade de alimentos possível" explica em comunicado. Por isso solicita a doação de alimentos não perecíveis, especialmente leite, óleo e azeite, enlatados, feijão, grão, açúcar e farinha.
Paulo Pinheiro, presidente do BACB, dizia há cerca de um mês estar confiante no sucesso da acção. O objectivo é atingir resultados próximos dos melhores de sempre, a rondar as 45 toneladas. "As pessoas habituaram-nos a que quanto maior a crise, quem não a sente ou não a sente tanto, menos se retrai a ajudar", refere. Face ao ano difícil que se avizinha, Paulo Pinheiro está confiante na generosidade da população da região.
Em simultâneo, prolongando-se até 5 de Dezembro, terá lugar a Campanha "Ajuda Vale", que permite a recolha de alimentos sob a forma de vales que representam seis produtos básicos à alimentação. Esta modalidade de campanha, em que cada pessoa continua a decidir o que quer doar, permite aumentar a recolha de alimentos para quem não possa contribuir no fim-de-semana da campanha.
Para ser voluntário do BACB, pode contactar pgp@ubi.pt.
Autor
Notícias da Covilhã
Categoria
Secções
›
Actualidade
Palavras-Chave
alimentos / Alimentar / Campanha / Banco / BACB / recolha / cerca / Covilhã / Tortosendo / Fundão
Entidades
Paulo Pinheiro / Banco Alimentar / Belmonte / Covilhã / Tortosendo
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Banco Alimentar da Cova da Beira recolhe menos alimentos...
Campanha de Natal junta 500 voluntários...