Plano de treinos da equipa das Quinas definido.
O plano de trabalhos da selecção portuguesa de futebol para o Mundial de 2010 da África do Sul inclui um pré-estágio entre 13 e 17 de Maio, na Covilhã, além de três jogos de preparação. O anúncio foi feito na passada semana pela Federação Portuguesa de Futebol, numa conferência de imprensa em que Carlos Queiroz falou dos jogadores, das observações que está a efectuar e do estágio a realizar na cidade serrana.
De acordo com informação prestada pelo site federativo, os dois primeiros jogos de preparação disputam-se na Covilhã, no dia 24 de Maio frente a Cabo Verde e no dia 1 de Junho frente aos Camarões, enquanto o último é já em Joanesburgo, no dia 8 de Junho, frente a Moçambique. "A elaboração do plano foi mais uma etapa. A definição de um pré-estágio e de um estágio final tem a ver com a realidade que vamos enfrentar. Não vamos poder ter todos os jogadores ao mesmo tempo, já que uns chegam a 13 de Maio e outros a 19/20, pelo que tivemos de elaborar este esquema", disse Carlos Queiroz, seleccionador português, ao site da Federação. Ou seja, há uma primeira concentração de jogadores, no início de Maio, e os restantes juntar-se-ão aos colegas no decorrer desse mês, para o estágio final na Covilhã.
Em relação ao estágio, Carlos Queiroz refere que a Covilhã é a região que tem as condições técnicas mais próximas do que Portugal vai enfrentar quando estiver a competir na África do Sul. "A altitude da Covilhã não tem efeitos prejudiciais ao nível do treino. As condições físicas vão proporcionar condições idênticas às que poderemos encontrar mais tarde na prova. Além disso, na Europa estaremos no Verão e na África do Sul estará um clima mais invernoso, mas as condições de altitude eram as que preocupavam mais", sublinha o técnico.
A partida para a África do Sul, onde Portugal disputará o Mundial de futebol integrado no grupo G, juntamente com Brasil, Costa do Marfim e Coreia do Norte, está agendada para 5 de Junho.
Viver em altitude e jogar mais abaixo
A escolha da Covilhã por parte da Federação assentou também no princípio que rege os estágios em altitude. Em que a regra é, normalmente, viver em altitude e treinar ou jogar mais abaixo.
Essa explicação já foi dada pelo médico da selecção, Henrique Jones, que lembra que na Covilhã a equipa irá dormir a cerca de mil e 600 metros (jogadores dormem na Serra) e treinar nos 600 metros (sessões vão decorrer no Complexo Desportivo). "Passamos grande parte do tempo perto dos mil e 800 metros e treinamos e jogamos por volta dos mil metros, ou mesmo a nível do mar, como é o caso dos primeiros jogos na África do Sul" diz Henrique Jones à Lusa. O médico diz que as vantagens de treinar em altitude têm a ver, sobretudo, com "a melhor adaptação cardio-respiratória e metabólica e consequente melhor resposta a situações de diminuição da pressão parcial do oxigénio que se verifica a média altitude, como é o caso". Jones afirma que os efeitos directos no rendimento dos atletas poderão ser a "maior facilidade na componente aeróbica do treino e competição, melhor aclimatização em termos de temperatura e humidade, maior adaptação sanguínea e consequente melhor aporte na oxigenação muscular e no processo de controlo cardio-respiratório".
"Covilhã é uma bênção"
Finalizado o período de pré-estágio, começa a 19 de Maio o estágio na Covilhã. E este é um local que Carlos Queiroz considera ideal para um excelente trabalho. "A Covilhã é uma bênção", elogia, lembrando as condições climatéricas da cidade. Para o seleccionador, foi na Covilhã que encontrou o clima "mais próximo da realidade" que irá encontrar na África do Sul. "A equipa tem de se adaptar ao ambiente onde vai jogar. Se ficarmos em primeiro lugar no grupo, jogamos três dias depois em Joanesburgo, com a possibilidade de esse jogo ter prolongamento. Se a equipa não estiver preparada para jogar em altitude, seria fatal. Ainda por cima sabendo-se que marcamos muitos golos entre os 75 e os 90 minutos", justifica Queiroz, pouco preocupado com as viagens que a equipa terá de fazer.
Poucos treinos abertos ao público
Muitos recordarão ainda imagens televisivas, em 2008, quando a selecção preparava, em Viseu o Europeu de futebol. Havia, quase todos os dias, autênticos banhos de multidão à selecção, nomeadamente durante os treinos. Com Scolari era assim, com Queiroz será substancialmente diferente, já que o público terá menos oportunidade de assistir aos treinos, estando apenas previsto o acesso a quatro sessões, além dos dois jogos de preparação. A justificação é simples: a concentração é fundamental.
Assim, dia 13 de Maio, pelas 12 horas, os jogadores chegam ao Hotel Serra da Estrela, para o pré-estágio, havendo uma conferência de imprensa pelas 16 horas. Nesse dia, uma quinta-feira, o primeiro treino da equipa, que será aberto ao público, no Complexo Desportivo, pelas 17 horas. Dia 14, dois treinos, um de manhã e outro de tarde, no Santos Pinto, que tem sofrido obras de melhoramento para receber a equipa das Quinas. Dia 15, um treino de manhã, no Santos Pinto, e à tarde sessão de ginásio no Hotel Turismo. Dia 16, mais duas sessões no Santos Pinto. Dia 17, uma segunda-feira, treino aberto ao público, pelas 17 horas, e no final dispensa aos jogadores que terão o dia 18 como folga.
Já no dia 19, pelas 13 horas, voltam a concentrar-se no Hotel Serra da Estrela, com nova conferência de imprensa de Queiroz, à tarde. Às 17 horas desse dia, treino aberto ao público, pelas 17 horas, no Complexo. De 20 a 23 de Maio, a selecção treina mais oito vezes, sem presença do público, com sessões no Santos Pinto e Complexo. Dia 24, pelas 18 horas, jogo com Cabo Verde. O dia seguinte será de folga para os atletas.
Um treino na Guarda
Dia 26, os seleccionados voltam a concentrar-se no Hotel Serra da Estrela e rumam à Guarda, onde às 17 horas realizam um treino no Estádio Municipal da cidade egitaniense, que será aberto ao público. De 27 a 30 de Maio, sempre treinos bi-diários, no Complexo, e pelo meio várias conferências de imprensa com jogadores lusos. Dia 31, há apenas um treino, às 10 da manhã, no Santos Pinto, seguindo-se uma conferência de imprensa de lançamento do jogo do dia seguinte, 1 de Junho, pelas 18 horas, no Complexo Desportivo, frente aos Camarões. Os atletas são dispensados após o encontro, dia 2 folgam e dia 3 voltam a concentrar-se em Lisboa, cidade da qual partem rumo à África do Sul no dia 5.
Convocatória anunciada na cidade
Por estes dias, são vários os atletas que, quer em Portugal, quer no estrangeiro, aguardam com ansiedade a convocatória de Carlos Queiroz para o Mundial. A divulgação dos eleitos será feita a partir da Covilhã, dia 11, pelas 20 horas. Esperando-se, por isso, uma grande mobilização de órgãos de comunicação social a partir dessa data na cidade.
Autor
Notícias da Covilhã
Palavras-Chave
Covilhã / África / Sul / Maio / Queiroz / treino / Carlos / Complexo / altitude / Santos
Entidades
Carlos Queiroz / Henrique Jones / Serra / Jones / Scolari
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Equipa estreia-se domingo, na Guarda, no Campeonato Nacional de Seniores...
O Sporting da Covilhã recebe os "estudantes" na primeira mão da segunda fase da Taça da Liga...