Este fim-de-semana há prova na Serra da Estrela.
A presença de pelo menos entre 10 a 12 carros Fórmula 3000 são a principal novidade da Rampa Internacional Serra da Estrela, a única prova portuguesa a contar para o Campeonato Europeu de Montanha, que se realiza nos dias 7, 8 e 9 de Maio, na Covilhã.
Para percorrer os cinco quilómetros entre a saída da cidade e a zona do antigo Sanatório dos Ferroviários são esperados cerca de 70 pilotos. Entre os quais os italianos Simone Faggioli, principal favorito, duas vezes vencedor e recordista da prova, e Fausto Bormolini, que também já ganhou a Rampa Serra da Estrela.
Outro motivo de interesse é a esperada participação de um antigo campeão, já retirado da competição, Andrés Vilarinho, que vai regressar ao asfalto na Serra da Estrela, destacou David Cabral, o director da prova, durante a apresentação do evento, ao final da tarde de dia 27.
"Dentro do Campeonato da Europa esta é competição mais conceituada. Está cada vez mais cimentada no automobilismo internacional", salienta David Cabral, do Automóvel Club de Portugal, entidade organizadora.
"Atingimos um ponto em que pouco podemos evoluir e crescer", frisa Jorge Patrão, presidente do Pólo de Desenvolvimento Turístico da Serra da Estrela. Ainda assim, a segurança, principal preocupação, será reforçada, com a montagem de rails duplos em locais onde actualmente eles são simples.
A maioria dos pilotos é proveniente de Itália e da República Checa. Cerca de 20 portugueses a competir no campeonato nacional já confirmaram também a presença.
A organização sublinha o bom piso da pista. Mas duas zonas vão ser alvo de intervenção por parte da Estradas de Portugal, responsável por reparar essas áreas com o mesmo asfalto da pista, igual ao dos circuitos.
Presente na última corrida do Campeonato da Europa, na Áustria, David Cabral diz que lá a entrada é paga e as pessoas fazem grandes filas para comprar o ingresso para a zona onde passam os carros. "Cá se fizéssemos isso as pessoas iam dar a volta ao monte e por atalhos para não pagarem". Sem essa fonte de receita é necessário recorrer aos patrocínios, que têm diminuído. A prova está orçada entre os 150 mil e os 200 mil euros e conta com os apoios do Turismo de Portugal e ao programa Eixo 5 da Comissão Coordenadora de Desenvolvimento da Região Centro, a que foi candidatada. Da Câmara da Covilhã há vários anos que a organização não recebe qualquer verba. O apoio é apenas logístico.
Não encostar nem sentar nos rails
O sítio das Sete Fontes, que habitualmente junta muita gente, é um dos locais recomendados pela organização como sítios de maior espectáculo. "A Rosa Negra é espectacular e muito seguro", salienta David Cabral. Já das proximidades da Varanda dos Carqueijais vê-se uma extensão muito grande da pista. É também nessa área que ficará instalada a zona vip, para convidados.
O director da prova alerta ainda para procedimentos de segurança. Nas zonas delimitadas com uma rede azul é seguro estar, nas partes do percurso com rede vermelha pode-se estar atrás da rede mas sem garantias de segurança. Os espaços com rede e fita são interditos ao público.
David Cabral pede também que o público não se sente nem encoste aos rails. "Se houver um acidente a vibração do choque pode atingir os 200 ou 300 metros e uma pessoa que tenha lá a perna encostada pode parti-la, mesmo a essa distância".
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Fórmula / Serra / Estrela / prova / Cabral / David / Rampa / Montanha / Maio / Campeonato
Entidades
Simone Faggioli / Fausto Bormolini / Andrés Vilarinho / David Cabral / Jorge Patrão
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