Prova é já este fim-de-semana.
O som dos motores está, este fim-de-semana, de regresso à Serra da Estrela. Decorre, entre o Santos Pinto e a hoje Pousada da Serra, a Rampa Internacional da Covilhã, terceira prova do Campeonato Nacional de Montanha, que se realiza sábado, 7, e domingo, 8, incluindo este ano a realização da competição internacional FIA Hill-Climb Challenge.
"Conta para uma taça internacional de montanha, o FIA Hill-Climb Challenge, onde participam muitos pilotos do campeonato da Europa", adianta Nuno Loureiro, o presidente do CAMI – Clube de Montanha do Minho, entidade organizadora da prova. A competição é também pontuável para o Campeonato Nacional de Velocidade, adianta Nuno Loureiro. À hora do fecho esta edição, estavam confirmados 47 pilotos, entre os quais dois espanhóis e um húngaro.
Para a concretização da corrida de automobilismo o CAMI conta com o apoio logístico da Câmara Municipal da Covilhã, a quem a organização já se tinha associado no ano passado, para fazer regressar a competição à Serra da Estrela. Jorge Torrão, vereador com o pelouro do Desporto, sublinha a "total colaboração". "A Câmara não poderia deixar de estar na primeira linha de apoio numa prova deste nível", realça. "O patrocínio é apenas logístico, mas o autarca não fecha a porta a outro tipo de suporte. "Estamos também abertos para qualquer tipo de apoio que possa acontecer se tivermos folga financeira para isso. Estamos a trabalhar em bases muito restritas no apoio financeiro à prova", informa.
A edilidade mostra-se satisfeita com a realização da Rampa. "É uma iniciativa que tem história na Covilhã, que vai trazer muita gente à cidade", acentua Jorge Torrão, entretanto a "sonhar" com a inclusão da prova no Campeonato Europeu. "Existe vontade de todas as partes envolvidas. Estamos a envolver outras associações, estamos a ganhar massa crítica, a envolver parceiros, para podermos sustentar a ideia de poder sonhar com uma prova ao mais alto nível Europeu", acrescenta. "Depende da evolução que tiver a economia local e regional. Temos de sonhar", salienta o vereador.
Subidas sábado à tarde e domingo de manhã
A prova disputa-se no percurso da antiga Rampa Internacional Serra da Estrela, levada a cabo pelo Automóvel Clube de Portugal, que em 2010 deixou de se realizar por motivos financeiros.
Os pilotos têm pela frente cinco quilómetros entre a Covilhã, a 846 metros de altitude, e o Sanatório das Penhas da Saúde, a 1.297 metros, num trajeto com um desnível de 451 metros e uma inclinação média de nove por cento. "Queremos fazer mais e melhor. Queremos que os pilotos e o público não saiam defraudados e esperamos que o tempo ajude", realça Nuno Loureiro, para quem a Rampa "tem tudo o que uma prova de montanha possa ter".
O início dos treinos está marcado para as 14h30 de sábado, com a realização da primeira subida da prova a seguir. No domingo a subida decorre a partir das 9h30.
Autor
NC
Palavras-Chave
Serra / Prova / Campeonato / Montanha / Rampa / Internacional / Estrela / Covilhã / Loureiro / Nuno
Entidades
Nuno Loureiro / Jorge Torrão / Santos Pinto / FIA / FIA Hill-Climb Challenge
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Este fim-de-semana há prova na Serra da Estrela...
ACP não aceitou...