NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Covilhã lidera desemprego

2010-08-25

00:00    00:00

Na Beira Interior há 16 mil sem emprego.
Em Julho deste ano, o concelho da Covilhã era, na Beira Interior, aquele que liderava no número de desempregados, com três mil 529 pessoas sem trabalho. Os números constam das estatísticas mensais do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Segundo os documentos publicados na passada semana no site do IEFP, na Beira, a Covilhã continuava a liderar, com a maioria dos desempregados a serem mulheres, ao todo, mil 999. Os homens sem emprego eram mil 530. Destes, dois mil estavam inscritos no Centro de Emprego há menos de um ano e mil 527 há mais de um ano. Apenas 365 eram pessoas à procura do primeiro emprego, havendo três mil 164 pessoas à procura de um novo emprego.
De perto segue a Covilhã o concelho de Castelo Branco, com três mil e 40 desempregados, dos quais mil 664 eram mulheres, mil 376 homens. Destes, mil 886 estavam inscritos no Centro de Emprego há menos de um ano, mil 154 há mais tempo que isso.
No que toca aos totais, os concelhos da Beira Interior totalizam, no seu conjunto, 16 mil 265 desempregados. Depois de Covilhã e Castelo Branco, segue-se Guarda com dois mil 123 desempregados, Seia (1665), Fundão (1574), Sertã (551) e Belmonte (420), que há poucos anos se podia orgulhar de ter quase pelo emprego, mas onde a crise nas confecções atirou muita gente para o desemprego. Idanha e Pinhel (384), Sabugal (327), Celorico (301), Fornos de Algodres (247), Proença (241) e Trancoso (215) completam o rol de municípios com mais de duzentos desempregados, onde quase chegam Manteigas e Figueira de Castelo Rodrigo (197). Vila de Rei (107), Oleiros (91) e Vila Velha de Ródão (90), são concelhos que embora de pequena dimensão estão na cauda da tabela no que toca ao número de pessoas à procura de emprego.
Ao nível dos Centros de Emprego, também é o da Covilhã (abrange os concelhos de Covilhã, Fundão, Belmonte e Penamacor) que lidera, seguindo-se os de Castelo Branco e Guarda. Em Julho, neste Centro, estiveram disponíveis 229 ofertas de emprego, com 131 a serem preenchidas.



Autor
João Alves

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
emprego / Covilhã / Beira / Castelo / desempregados / Interior / Centro / IEFP / Branco / pessoas

Entidades
Instituto de Emprego e Formação Profissional / IEFP / Beira Interior / Covilhã / Beira

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Beira Interior a morrer

Perdeu 31 mil pessoas em 10 anos...

O único concelho da Beira Interior que ganha gente

Segundo as estimativas do INE, na Beira Interior, só Belmonte ganhou gente em 2009. Há no concelho m...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL