UBI inova na formação de estudantes e profissionais de Medicina.
Ainda este ano deve entrar em funcionamento na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Universidade da Interior um simulador clínico que vai permitir aos alunos de Medicina, mas também a médicos já formados, treinarem as suas competências.
As obras das duas salas do laboratório estão a decorrer e devem estar concluídas durante o Verão, para o equipamento poder começar a ser utilizado no próximo ano lectivo, de acordo com as previsões do presidente da FCS, Miguel Castelo Branco.
Em desenvolvimento está também o projecto "Doente Virtual", ainda em fase de aperfeiçoamento, mas Miguel Castelo Branco explica que o simulador é uma ferramenta diferente. "Estes são simuladores físicos, manequins que simulam uma pessoa com as respostas todas do organismo a doenças programáveis", frisa. "Nós ministramos um medicamento e o manequim responde exactamente como um humano", precisa o responsável máximo pela faculdade.
O objectivo é conseguir melhorar as capacidades de treino dos alunos e profissionais, para aprender a lidar com situações pouco comuns, mas com que se podem deparar e têm de saber dar uma resposta adequada. "Vão simular situações que vão encontrar na prática, mas que muitas vezes é difícil encontrar um doente em concreto com isso", sublinha Miguel Castelo Branco, que dá como exemplo "situações de choque, doenças orgânicas, situações decorrentes da complicação de outras doenças".
"É possível simular um conjunto de doenças e de complicações que os médicos não encontram na vida real mas a que podem vir a ter de reagir e é difícil encontrar doentes com esses problemas em concreto para treinar", acentua o presidente da FCS.
Depois de esta valência do laboratório entrar em funcionamento é intenção da Universidade da beira Interior avançar com programas de formação "quer para graduados quer para pós-graduados".
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Medicina / UBI / FCS / Castelo / clínico / Miguel / Branco / Saúde / Ciências / Universidade
Entidades
Miguel Castelo Branco / FCS / Medicina / Faculdade de Ciências da Saúde / Universidade da Universidade da Interior
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Projecto-piloto arranca no concelho...
Aumento de 10 por cento no Hospital Pêro da Covilhã...