NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Saúde à porta de casa

2012-12-05

00:00    00:00

Projecto-piloto arranca no concelho.

"Iremos falar com as pessoas, a casa delas, para retirar ilações. Tentar saber o que precisam. É uma inversão de pensamento". Foi assim que o coordenador científico do Centro de Investigação e Desenvolvimento da Beira (CIDB), José Luís Baptista, sintetizou algum do trabalho que esta associação, apresentada na passada terça-feira, 27, na Câmara de Belmonte, se compromete a realizar.
O CIDB é um projecto liderado por Manuel Geraldes, sem fins lucrativos, que ficará sediado em Belmonte, no antigo mercado municipal (instalações cedidas pela Câmara, que também cede viatura e combustível) que pretende criar e desenvolver investigação num contexto comunitário, nomeadamente em áreas sociais e ciências biomédicas, privilegiando temáticas relacionadas com a saúde e a doença. Tem como parceiro várias instituições, como a Câmara de Belmonte, UBI, Centro Hospitalar da Cova da Beira, Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal e Centro de Investigação em Saúde Comunitária. Para já, são duas as doenças que serão estudadas: a diabetes e a doença pulmonar obstrutiva crónica.
Manuel Geraldes, mentor do projecto, lembra que esta é a primeira vez que em Belmonte existe um centro de investigação, em ambiente rural e que o objectivo é poder criar programas locais de prevenção que possam fazer reduzir a incidência de algumas doenças. "É um projecto inovador" assegura. Já o coordenador científico do CIDB, José Luís Baptista, diz que o objectivo é focarem-se na "saúde comunitária" e que, para já, a fase de inquéritos, na casa das pessoas, poderá demorar "dois a três anos". Depois será criada uma base de dados, sobre as duas doenças em causa, que ficará sediada na Faculdade de Medicina da UBI e protegida pela Comissão Nacional de Dados, mas que poderá ser uma plataforma para estudos não só nacionais, como internacionais. "Estão criadas expectativas demasiado elevadas, mas as coisas demoram o seu tempo" avisa. Embora confiante no sucesso do projecto que "levará a saúde à casa das pessoas".

(Peça completa na edição papel)



Autor
João Alves

Categoria
Local Belmonte

Palavras-Chave
Belmonte / Saúde / Iremos / Centro / Projecto-piloto / Investigação / Câmara / CIDB / projecto / casa

Entidades
Projecto-piloto / José Luís Baptista / Manuel Geraldes / Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal / Comissão Nacional de Dados

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Faltam vagas de especialidade para médicos

Obstáculo à fixação de médicos na região...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL