Reitor espera atrair alunos com UBIMedical

2015-04-15

António Fidalgo pretende que infra-estrutura possa cativar mais alunos para a UBI. E lembra dificuldades em implementar projecto.

"O UBIMedical tem que ser uma porta para atrair mais gente à universidade. Não se trata de esvaziar outros lugares da instituição". Foi esta a garantia deixada na passada quinta-feira, 9, pelo reitor da UBI, António Fidalgo, no dia aberto promovido pela instituição para dar a conhecer este novo espaço dedicado à investigação, tecnologia e inovação.
O UBIMedical, diz Fidalgo, em termos estruturais, "está pronto a funcionar", mas há ainda "muito trabalho a realizar". Constituído por uma área de dois mil metros quadrados de área construída, o UBIMedical faz parte do Pólo da Faculdade de Ciências da Saúde, criando um triângulo com o CHCB. Tem como grande objectivo impulsionar a transferência de conhecimento multidisciplinar e tecnológico, promover uma cultura de inovação e apoio à criação e desenvolvimento de empresas biotecnológicas, efectuar uma ligação entre centros de investigação, universidade e mundo empresarial, facilitar o conjunto entre investigadores da UBI e equipas de I&D das empresas, e proporcionar a criação e o crescimento de empresas baseadas no conhecimento. Dispõe de oito laboratórios já instalados, dedicados a áreas como a farmácia, toxicologia, fisiopatologia, neuropsicologia e optometria, entre outros, e de uma área de incubação de mil metros quadrados para instalação de "start-ups" de desenvolvimento de novos produtos, soluções, serviços de alta tecnologia e instalação de empresas âncoras da área da saúde.
O Reitor, António Fidalgo, porém, recordou as dificuldades em colocar o projecto em pé, com vários avanços e recuos, com paragem de obras. "Lidar com empreiteiros não é fácil. No caso do UBIMedical dava uma grande história" afirma, lembrando também as más relações que foram existindo com a autarquia covilhanense. "A relação também não foi muito boa. Não ajudaram muito e até colocaram embargos na obra" acusa Fidalgo. Que prefere contudo enaltecer a "vontade e determinação que fazem a história. Quando assim é, as coisas andam" afirma.
O Reitor em já como ambição fazer com que, até final do mandato da sua equipa, o UBIMedical "esteja cheio e até com lista de espera"

(Noticia completa na edição papel)

João Alves

Local Covilhã