NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Olímpicos especiais na Covilhã

2010-10-12

00:00    00:00

Jogos para atletas com deficiência decorre na cidade entre 22 e 24 deste mês.

A Covilhã foi a cidade escolhida para acolher, entre 22 e 24 de Outubro, a segunda edição dos Jogos de Portugal do Special Olimpics, competição destinada a atletas com deficiência, que se distingue dos Paralímpicos por os objectivos não estarem centrados nos resultados.

Durante três dias 106 atletas, provenientes de 11 instituições de vários pontos do País, vão competir nas modalidades de atletismo, futsal e natação, no Complexo Desportivo da Covilhã, no pavilhão do INATEL e na piscina municipal. Esta é a segunda vez que a iniciativa se realiza, depois de há dois anos se ter estreado em Santarém.

"O importante não é ganhar, é competir e o ambiente de convivência que se gera", sublinha Dias Ferreira, presidente da estrutura nacional do movimento criado em 1946, nos Estados Unidos da América, pela Fundação Joseph Kennedy.

"A Covilhã tem excelentes instalações", sublinha Dias Ferreira. O presidente dos Special Olimpics sublinhou a presença na cidade, em Maio, da selecção nacional de futebol e acrescenta: "Meses depois, a Covilhã não esquece que outros que não estão tão visíveis, também merecem".

"Esta ocasião tem um significado marcante para a cidade, porque temos dedicado às crianças diferentes a maior atenção", referiu Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, que mostrou disponibilidade para se associar à organização em iniciativas futuras.

"Mesmo atendendo ao quadro restrito em que nos encontramos, essa circunstância não foi suficiente para nos desviar da realização desta iniciativa", salientou Carlos Pinto, que considera que "nesta altura, é capaz de ser mais fácil encontrar estas boas vontades nas estruturas descentralizadas".

Estes II Jogos são organizados com a colaboração da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Covilhã. Entre as 11 instituições presentes não vão estar as outras delegações da APPACDM da região. Segundo Regina Costa, vice-presidente dos Special Olimpics, devido aos custos associados, foram estabelecidas quotas de participação e privilegiaram-se os sócios que ao longo dos últimos dois anos têm tido uma participação mais assídua nas modalidades em competição na Covilhã.

Embora os responsáveis sublinhem que a filosofia não está assente em conseguir os mínimos, nem nas classificações, até porque todos vão ao pódio, em Setembro último Portugal participou com uma comitiva de 17 atletas nos Jogos Europeus do Special Olimpics, onde obteve quatro medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Na Covilhã serão observados atletas com vista à participação na 13ª edição dos Jogos Mundiais de Verão, que entre 25 de Junho e 4 de Julho decorrem em Atenas, na Grécia.

O programa tem início dia 22, às 17h, com a saída da tocha da sede da APPACDM. A cerimónia de abertura dos jogos é às 18h, no pavilhão do INATEL. Sábado as provas de atletismo começam às 9h30, tal como a natação. À tarde é a vez do futsal, que continua na manhã de domingo. A entrega de prémios está prevista para as 12h30, no INATEL.



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Secções Actualidade

Palavras-Chave
Covilhã / Jogos / Special / deficiência / Olimpics / Outubro / Paralímpicos / atletas / cidade / INATEL

Entidades
Dias Ferreira / Carlos Pinto / Regina Costa / sublinhem / Paralímpicos

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Covilhã pode receber Jogos de Inverno para deficientes

Anúncio feito por Dias Ferreira, presidente do Special Olimpics...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL