A 25 de Fevereiro no Jardim do Lago.
O Jardim do Lago vai receber a primeira grande prova internacional de desportos de Inverno em Portugal, que trará à Covilhã os melhores atletas europeus da modalidade. O Snowboard Urban Festival realiza-se a 25 de Fevereiro e são esperados pelo menos cinco mil pessoas para assistir às manobras que os participantes no evento vão proporcionar.
No total estarão presentes 70 atletas. Pedro Farromba, presidente da Federação Portuguesa de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), informa que o programa contempla uma prova para os 50 estrangeiros presentes e outra nacional. "Os três primeiro classificados na competição para portugueses têm acesso à outra prova", explica. "Esperemos que os nossos snowboarders consigam bons resultados", acrescenta Pedro Farromba.
Esta é a primeira vez que Portugal acolhe uma prova da Federação Internacional de Esqui (FIS). A competição, de estilo, está integrada no Circuito de Snowboard da FIS, e pontua para o apuramento para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 e Campeonato do Mundo.
Para receber o inédito evento, no Jardim do Lago será instalada uma plataforma, aproveitando a inclinação do terreno, onde ficará a pista artificial de neve.
Prova é "marco histórico"
Pedro Farromba diz que se trata de "um marco histórico", por ser "a primeira vez que conseguimos realizar uma prova inscrita no calendário da FIS", sublinha. Para o presidente da federação, esta organização, a par das medalhas de ouro e prata conseguidas por Andrea Bugnone em infantes, esta semana no Troféu Borrufa, em Andorra, as primeiras obtidas em grandes provas internacionais pela selecção nacional, "são os dois grandes presentes pelos 20 anos da federação", que se assinalam este ano.
O Iberic Snowboard Tour faz parte do conceito Iberic Project que, por sua vez, promove o Iberic Talents Snowboarders com o objectivo de captar jovens promessas para este desporto e apoiá-los na participação noutras competições ibéricas e internacionais.
Depois da prova na Covilhã segue-se, a 17 e 18 de Março, a de Andorra, onde a iniciativa foi apresentada na passada quinta-feira, 26, na presença do vice-presidente da Federação Andorrana de Esqui, Josep María Ramentol, do gerente do Iberic Snowboard Tour, Joan Torrellas, e do presidente da FDIP, Pedro Farromba.
Pedro Farromba destaca a realização da iniciativa, que espera ter grande exposição mediática na Europa e da qual espera retorno para a Covilhã. O também vereador na autarquia covilhanense faz referência aos dividendos que a cidade poderá tirar turisticamente, por durante essa data ter muitos visitantes, com benefícios para a restauração, hotelaria e divulgação deste destino.
Na Covilhã vão estar participantes de mais de 12 países e é esperado público também de diversas nacionalidades. Por isso Pedro Farromba acentua, em declarações ao Notícias da Covilhã, que é uma oportunidade de "mostrarmos o que temos de melhor".
Em paralelo estão previstas várias actividades para o público em geral e animação, a cargo da MTV.
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Farromba / Pedro / Covilhã / prova / snowboard / Federação / Fevereiro / Inverno / Iberic / Jardim
Entidades
Pedro Farromba / FDIP / Andrea Bugnone / Josep María Ramentol / Joan Torrellas
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Espectáculo do snowboard pode repetir-se no próximo ano...
Prova é já este fim-de-semana...