Presidente da República é o único homenageado no 20 de Outubro.
O Presidente da República, que a 20 de Outubro se desloca à Covilhã, para participar na sessão solene que celebra os 140 anos da cidade, é a única personalidade distinguida este ano pela autarquia. Cavaco Silva será agraciado com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal e com as Chaves da Cidade.
Segundo Paulo Rosa, vereador na autarquia covilhanense, trata-se de "reconhecer a amizade para com o nosso concelho" e prestar uma homenagem a Cavaco Silva "pelos elevados cargos" que tem ocupado.
O Presidente da República chega à Covilhã às 10h50, à Praça do Município, onde assiste ao içar das bandeiras, ao som da Filarmónica Carvalhense. Segue-se então a sessão solene, no Salão Nobre da autarquia, onde Cavaco Silva será agraciado com as mais altas condecorações do município.
Depois da cerimónia está prevista a inauguração da estátua de D. Luís I, em frente à Igreja da Misericórdia, e da exposição "140 anos, 140 Obras". Tal como Cavaco Silva, convidado para presidir à comissão de honra das comemorações dos 140 anos da cidade, também foi endereçado um convite ao primeiro-ministro, José Sócrates, que segundo a autarquia, até à data, não obteve qualquer resposta.
O Dia da Cidade foi também o escolhido pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior para a realização do tradicional desfile da Latada pelas ruas da cidade, no âmbito da Recepção ao Caloiro, iniciativa que mobiliza milhares de pessoas, mas Paulo Rosa diz que os dois programas não vão colidir e que tudo está coordenado.
Integrado nas celebrações dos 140 anos da cidade há um conjunto de iniciativas programadas. A 19, à noite, Luís Represas dá um concerto, com orquestra, no Teatro Cine da Covilhã. Dia 16 é feita a homenagem à indústria de lanifícios através do descerramento de duas placas nas residências de dois antigos operários e uma na antiga fábrica do industrial Ernesto Cruz. Para dia 15 está previsto, às 15h, o lançamento do livro "Lenda da Serra da Estrela".
No dia 9 a tinturaria recebe a exposição "140 anos, 140 artistas", com a mostra de trabalhos de vários autores do concelho. O vinho evocativo da data, da Adega da Covilhã, é também apresentado e, à noite, é exibido o espectáculo "Lendas e Sonhos da Covilhã", pela mão da ASTA e dos Aqualma.
A cerimónia final está agendada para dia 31, com o Concerto de Gala dos 140 anos, da responsabilidade da Banda da Covilhã. Na mesma noite são anunciadas as "5 Estrela do Concelho da Covilhã", na sequência do desafio lançado às freguesias, instadas a candidatarem o que de melhor têm nas suas localidades.
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Silva / Outubro / Cavaco / Covilhã / cidade / Presidente / República / Chaves / autarquia / concelho
Entidades
Cavaco Silva / Paulo Rosa / D. Luís I / José Sócrates / Luís Represas
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
O Rock in Lago, evento de música no Jardim do Lago, o coro e a orquestra de São Carlos no Pelourinho...
Acto incluído no Dia da Cidade...