Chefe de Estado assinala Dia de Portugal na cidade.
Pela primeira vez na sua história, a cidade de Castelo Branco acolhe sexta-feira, 10, as comemorações do 10 de Junho- Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Mas quis o destino que as acolhesse em ano de crise e, por isso, com um programa mais reduzido e económico.
As comemorações do 10 de Junho deste ano vão contar com uma "enorme redução" nos meios militares envolvidos, estando também prevista a inauguração do Museu Cargaleiro, adiantou na passada semana o presidente da Comissão Organizadora, António Barreto. "Já o tínhamos feito no ano passado, em Faro, dada a situação económica e financeira do País, e este ano deu-se um passo muito mais forte ainda nesse espírito de contenção. Não haverá meios pesados, não haverá grandes carros, grandes viaturas, apenas uma brevíssima aparição de aeronaves, e no essencial teremos forças militares a pé, assim como antigos combatentes", afirma o presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, António Barreto.
O sociólogo adianta que o programa das comemorações terá início hoje, quinta-feira, 9, com um jantar com o corpo diplomático, para além de uma homenagem a Amato Lusitano, médico albicastrense, nascido no século XVI, e a inauguração do Museu Manuel Cargaleiro, com a presença do pintor, natural do distrito de Castelo Branco, hoje com 84 anos. A homenagem a Amato Lusitano decorre pelas 10 horas e 45, na Praça do Município, onde haverá depois o içar da bandeira, seguindo-se uma sessão de boas vindas na Câmara às 11 horas. Depois, pelas 19 horas e 15, será descerrada a placa inaugural da Avenida do Dia de Portugal, entre o Modelo e a subestação da EDP, e à noite haverá um concreto, às 21 horas, com a Banda da Força Aérea, às 21 horas. Às 22 horas e 45 é a vez de Luís Represas subir ao palco, na Devesa.
Já no dia 10, terá lugar a cerimónia oficial e o desfile militar, pelas 10 horas, seguindo-se o almoço na Câmara Municipal de Castelo Branco. Às 21 horas, na Devesa, toca a Banda da Marinha e no dia seguinte, à mesma hora, no mesmo local, a vez da Orquestra Ligeira do Exército dar música aos albicastrenses
Autor
Notícias da Covilhã
Categoria
Local
›
Castelo Branco
Palavras-Chave
Castelo / Portugal / Branco / cidade / comemorações / Silva / Chefe / Estado / Junho / Portuguesas
Entidades
Camões / António Barreto / Amato Lusitano / Luís Represas / Cavaco Silva
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Acto incluído no Dia da Cidade...
Assinalado este domingo...