Esta quinta-feira há missa pelo seu eterno descanso.
Faz esta quinta-feira, 15 de Julho de 2010, precisamente um ano, que faleceu o ex-director do Notícias da Covilhã, José de Almeida Geraldes. Uma data que o NC assinala nesta edição, de modo a perpetuar uma personalidade que muito deu à Covilhã, à região e ao semanário da cidade. E que é também objecto de uma missa pelo seu eterno descanso, esta quinta-feira, 15, pelas 19 horas e 15 na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
José Geraldes faleceu no dia 15 de Julho de 2009, aos 71 anos, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde se encontrava internado após doença prolongada. Nascido a 31 de Março de 1938, em Casegas, aldeia do concelho da Covilhã, fez o curso de Humanidades no Seminário do Fundão e depois, entre 1958 e 1962, tirou o curso de Filosofia e Teologia no Seminário Maior da Guarda. Durante esse tempo, foi director da revista de alunos "Vita Plena" e colaborador de alguns semanários, como o A Guarda, Revista Horizonte, Diário de Notícias e já então do Notícias da Covilhã. Em 1963 é ordenado padre. Foi a 5 de Maio, no Seminário Menor do Fundão, pelo Bispo D. Policarpo da Costa Vaz, tendo celebrado Missa Nova em Casegas a 12 de Maio do mesmo ano. Em 1965 é nomeado para o Centro Cultural e Social da Covilhã. Cidade na qual dá aulas de Religião e Moral no Colégio Moderno, entre 65 e 68, e na Escola Industrial e Comercial Campos Melo, de 65 a 69. Também vem, posteriormente, a dar aulas na Escola Frei Heitor Pinto. Em 1967 chega a director do Cine Centro, cargo que ocupa durante nove anos. De 1970 a 1978, coordena a Pastoral da Emigração das Dioceses do Nordeste. Em 1972 chega a chefe de redacção do Notícias da Covilhã, onde fica até 1978 Em 1979 vai para França, onde se licencia em Ciências da Comunicação na Universidade de Direito, Economia e Ciências Sociais de Paris. É lá que assume o cargo de director do Jornal das Comunidades Portuguesas, em Paris, o "Presença Portuguesa". Fica na Cidade das Luzes até 1989, sendo entre 80 e 84 correspondente do Jornal de Notícias. Em Paris assume ainda o cargo de membro do Conselho Presbiteral de Paris por nomeação do Cardeal Lustiger e Coordenador da Pastoral dos Portugueses em Paris.
Titular da Carteira Profissional de Jornalista, em 1988, um ano depois assume o cargo de director do Notícias da Covilhã, que assumiu até ao ano passado. Começa da sua vida de docente universitário na UBI, onde é um dos responsáveis pelo lançamento da licenciatura em Comunicação Social, hoje, Ciências da Comunicação. Reforma-se da instituição no final do ano lectivo de 2008. NA UBI, foi ainda Capelão, entre 89 e 93, bem como director do CREA, no mesmo período. Director do Centro Cultural e Social da Covilhã desde 1990, em 1997 é eleito Arcipreste da Covilhã. A 20 de Outubro de 2008 é condecorado com a Medalha de Ouro da Cidade da Covilhã.
Foi sepultado no dia 16 de Julho do ano passado no cemitério de Casegas, a sua terra natal. Uma manifestação de pesar que contou com centenas de pessoas. Antes, na missa realizada na Covilhã, na Igreja da Conceição, o Bispo da Guarda, D.Manuel Felício, caracterizou José Geraldes como um humanista, homem dedicado à Igreja, ao ensino e sobretudo ao jornalismo, que marcou dezenas de jornalistas e ex-alunos, transmitindo-lhes os ensinamentos para prosseguirem a sua carreira. O Bispo elogiou o trabalho efectuado por José Geraldes tanto no ensino como na Igreja, mas sobretudo o seu papel no jornalismo e em especial, na direcção do Notícias da Covilhã. A mesma tónica foi utilizada pelo pároco de Casegas.
Numa Igreja da Conceição completamente cheia, para além da família, marcaram presença muitos cidadãos covilhanenses, os amigos de José Geraldes, e muita gente ligada quer à política, quer ao ensino, via UBI, e ao jornalismo.
Autor
Notícias da Covilhã
Palavras-Chave
Covilhã / Notícias / Geraldes / José / Paris / Igreja / director / Julho / Almeida / Casegas
Entidades
José de Almeida Geraldes / José Geraldes / Bispo D. Policarpo da Costa Vaz / Cardeal Lustiger / Capelão
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
No Paul, onde surgirá em 2011 um Centro de Estudos sobre a obra do autor...
No próximo sábado, 20...