NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Época de incêndios correu muito bem

2010-11-16

00:00    00:00

Quem o diz é o secretário de Estado da Protecção Civil.

O secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, elogiou na passada quinta-feira, 11, o trabalho desenvolvido pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco. "As coisas aqui correram muito bem num ano que foi dos mais difíceis das últimas décadas, com condições meteorológicas extremamente adversas", afirma.

Quase a terminar o périplo que tem vindo a fazer pelo País, o membro do Governo realçou o trabalho realizado não apenas na fase mais crítica mas ao longo de todo o ano, ao nível da prevenção, da fiscalização e da sensibilização das populações. "Há ainda a destacar todo um plano de coordenação e de combate, com meios suficientes e com uma boa aplicação da estratégia de ataque inicial, que permitiu excelentes resultados a Castelo Branco", adianta o secretário de Estado. Vasco Franco falava no final de uma reunião de trabalho com todo o DECIF – Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, onde realçou igualmente a capacidade dos corpos de bombeiros, a boa articulação entre todos e o papel relevante dos meios aéreos, com três centros de meios aéreos a operar, na Covilhã, em Castelo Branco e em Proença-a-Nova. "Tudo isto deu um contributo importante, mas há que apostar mais em alguns aspectos da prevenção estrutural, como a abertura de mais faixas de contenção, alguma maior disciplina dos proprietários, nomeadamente em relação aos sobrantes, que é um dos aspectos muito referenciados aqui, porque há muitas zonas onde são feitos cortes de pinhal para venda e depois os sobrantes não são retirados", observa.

Vasco Franco garante que uma das recomendações deixadas na reunião foi a o apelo para que todos os que tenham conhecimento dessas situações alertem a GNR, para que esta possa ter uma intervenção mais firme. O secretário de Estado destacou, a terminar, que a intervenção da Polícia Judiciária no distrito de Castelo Branco também deu um forte contributo para o apuramento de responsabilidades nos incêndios.



Autor
NC

Categoria
Local Castelo Branco

Palavras-Chave
Protecção / Civil / Estado / Castelo / Branco / secretário / Comando / Distrital / Operações / Socorro

Entidades
Vasco Franco / Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco / DECIF / GNR / Estado da Protecção Civil

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

GNR reclama mais meios

Faltam efectivos no distrito...

Forças Armadas preparam-se na Covilhã

Aeródromo serviu de base, durante duas semanas, a exercício conjunto das Forças Armadas portuguesas...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL