No fim-de-semana.
Almeida vive entre os dias 26 e 29 de Agosto a recriação histórica do cerco à vila. No programa constam várias actividades que vão da encenação de como tudo se terá passado a colóquios, exposições e concertos.
Hoje, quinta-feira, para as 11h30, está marcado o início da cerimónia militar. Às 14h30 decorre a sessão solene alusiva à "Defesa e Resistência de Almeida". Pelas 21h30, no Largo do Quartel das Esquadras, actua a Banda Militar.
Sexta-feira, às 18h00, há teatro de marionetas, com a peça "A Ver Navios". Pelas 22h00 decorre a colocação de ronda de sentinelas nas portas da vila de Almeida. Segue-se um momento musical.
Para sábado, às 23h30, está agendado o concerto dos Anaquim. De manhã, às 9h30, dá-se o início da marcha e combate na calçada do Côa, numa recriação do que foi o assalto do exército imperial francês e a defesa da ponte do Côa pelo exército anglo-luso. Pelas 14h20 decorre o seminário "Arquitectura na Rota das Invasões Francesas" e às 22h00 é encenado o assalto à fortaleza de Almeida, com fogo de artilharia, combates de infantaria nas muralhas e fossos da fortaleza.
As actividades terminam domingo. Durante a manhã, a partir das 9h30, está previsto o desfile e a homenagem ao tenente John Beresford, a cerimónia evocativa aos mortos do cerco de Almeida, o desfile das forças presentes, os combates através das ruas e muralha e, às 12h00, é a altura da formação em parada de todas as forças presentes e distribuição de medalhas comemorativas do bicentenário.
Autor
NC
Palavras-Chave
Almeida / Agosto / decorre / militar / cerco / Côa / recria / vive / histórica / Defesa
Entidades
Anaquim / John Beresford / Almeida / Almeida / Largo do Quartel das Esquadras
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Assinalado este domingo...
Chefe de Estado assinala Dia de Portugal na cidade...