Anúncio feito pelo autarca covilhanense.
Até ao final do ano o Ministério do Ambiente tomará uma decisão sobre o licenciamento da Barragem das Cortes, na Serra da Estrela, anunciou Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, na reunião pública camarária da passada sexta-feira, 19, um dia depois de ter recebido a garantia da ministra da tutela, Dulce Pássaro, com quem esteve reunido.
Segundo o autarca, esta foi "talvez a reunião mais auspiciosa sobre esta matéria, uma vez que finalmente o ministério parece ter apreendido as razões que a Câmara da Covilhã há muito tem vindo a apresentar".
No encontro de cerca de duas horas Carlos Pinto diz que a ministra lhe assegurou que até 31 de Dezembro haverá uma decisão sobre o licenciamento da barragem que a autarquia pretende ver construída na zona das Penhas da Saúde. "Andamos nisto há três ou quatro anos", censura o autarca.
Caso a resposta do Governo seja positiva será também tomada até ao final do ano a decisão quanto ao apoio de fundos comunitários para a construção da nova albufeira. "Nesta reunião não foi apresentado qualquer elemento novo, o que existe é uma revisão do posicionamento do Ministério do Ambiente quanto a esta matéria".
Carlos Pinto aproveitou para criticar as "resistências" do ministério no aproveitamento hídrico da barragem, "quando o Governo aprova um plano de aproveitamento hídrico". "O bom senso obrigava a que este plano abrigasse esta barragem", considera o edil.
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Câmara / Covilhã / Cortes / Estrela / Dulce / Pássaro / Ministério / Pinto / Anúncio / Serra
Entidades
Carlos Pinto / Dulce Pássaro / Ministério do Ambiente / Barragem das Cortes / Serra da Estrela
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Nova albufeira nas Cortes...