NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Surpresas de Queiroz na convocatória

2010-05-12

00:00    00:00

Ricardo Costa, Zé Castro e Daniel Fernandes foram nomes que não se esperavam.

"Oh Queiroz, leva-nos também à África do Sul. Só levas defesas, pá. Seis centrais." A crítica ouvia-se por volta das nove da noite à porta do Hotel D.Maria, onde uma hora antes o seleccionador nacional Carlos Queiroz apresentara os 24 (e não 23) convocados para o Mundial da África do Sul. Cá fora, um grupo de alunos da UBI, com uma tarja de apoio a Portugal, ia gritando, mas criticando também algumas das escolhas do professor.

Após um espectáculo apresentado por Pedro Pinto, da CNN, em que se reviveram os momentos da qualificação, os mundiais em que Portugal participou e se mostrou um pouco da África do Sul, com uma sala cheia de jornalistas (mais de uma centena) o primeiro nome que surpreendeu os presentes foi o do guardião Daniel Fernandes, do Iraklis. Depois, saiu Beto, do Porto, e por entre muitas certezas, os nomes de Ricardo Costa, central do Lille, e Zé Castro, central do Deportivo da Corunha. Eram estas as surpresas da noite. Antes, Carlos Queiroz justificara a chamada de 24 atletas com "imponderáveis que podem acontecer" e confortou quem não seria convocado, lembrando que terão novas oportunidades. "Decidi em função das diferentes opções que há já algum tempo estão a ser delineadas" afirmou, lembrando "uma ou duas situações particulares, em termos médicos, que é preciso ver". "Tenho o grupo que queria. A decisão vai criar desapontamento em alguns jogadores que tinham a expectativa de estarem presentes, mas terão noutra altura oportunidade de ganharem jogos por Portugal" salienta.

Presentes na cerimónia, os embaixadores da selecção, João Vieira Pinto e Fernando Couto, comentaram as opções de Queiroz. João Pinto disse que partir daquele momento aqueles seriam "os meus 24 jogadores", dizendo que o grupo "é forte" e que todos os 50 pré-seleccionados poderiam entrar no lote de escolhidos. Fernando Couto apelou à união convicto que Portugal tem "matéria-prima para atingir as meias-finais". Já Eusébio deixou o desejo de ver Portugal chegar "mais longe" do que as meias-finais da mais importante competição ao nível de selecções.

Madaíl elogia Covilhã

Antes do anúncio dos convocados, também o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, disse que o terceiro lugar no Ranking mundial atribuído recentemente a Portugal é o reconhecimento de uma "grande potência do Mundo" em termos de futebol, mas que "isso não chega". Madaíl lembra que desde que, há 14 anos, lidera a Federação, só por uma vez a selecção não chegou ao Mundial, em 98, em França.

Em relação ao local do estágio da equipa das Quinas, Madaíl disse que a Covilhã tem sabido receber a selecção e que a cidade "vai dar a força necessária para que os sonhos se possam concretizar".

Sexta-feira, 14, ao meio-dia, os primeiros jogadores concentram-se no Hotel Serra da Estrela e às 16 horas, na Sala de Imprensa do Complexo Desportivo, Carlos Queiroz dá uma conferência de imprensa em que explicará algumas das suas escolhas. O primeiro treino, aberto ao público, é às 17 horas.

(Peça completa na edição papel)



Autor
João Alves

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
Queiroz / Portugal / Sul / África / Carlos / Madaíl / Pinto / Costa / Daniel / Fernandes

Entidades
Ricardo Costa / Zé Castro / Daniel Fernandes / Carlos Queiroz / Pedro Pinto

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Ex-glórias apelam ao amor à camisola

Eduardo Prata, Salcedas, Tó Real e Rui Morais deram "palestra" ao plantel serrano...

Djaló no torneio da ADE

Yannick marca presença no Torneio Diamantino Costa...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL