NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Um espaço que dá resposta às diferenças

2010-09-08

00:00    00:00

Bispo da Guarda elogia Espaço das Idades.

Um importante serviço às gentes da Covilhã. Foi assim que no passado domingo, 5, de manhã, o Bispo da Guarda, D.Manuel Felício, iniciou a homilia da Eucaristia no Espaço das Idades, onde esteve nas cerimónias do primeiro aniversário daquele espaço. "Trata-se de uma iniciativa inovadora que em muito dignifica os responsáveis pela vida social da nossa cidade da Covilhã" elogia.

D.Manuel, na homilia, falou de sabedoria, daquela que não se aprende nos livros, mas sim da "que vem do alto, que tem a sua fonte em Deus e nos ajuda a ver para além do imediato. Trata-se de uma sabedoria que nos conduz para o verdadeiro bem-estar das pessoas, de todas e cada uma delas, que, no fundo, desejam mais do que a satisfação das suas necessidades materiais. É de justiça sublinhar que a realização deste espaço das idades muito deve a esta outra sabedoria. Uma sabedoria fundamental para que a nossa sociedade se possa realmente reencontrar com os caminhos que hão-de garantir autêntico bem-estar às pessoas" afirma. E salienta que hoje, "como ontem, precisamos de gestos proféticos, ou, se quisermos, corajosamente inovadores para se abrirem clareiras novas à vida em sociedade. A nossa coragem tem de ir pelos caminhos de propor iniciativas inovadoras em benefício do bem estar das pessoas, como aquela que estamos a celebrar e quem em muito já está a contribuir para dar qualidade à vida das nossas gentes de todas as idades."

D.Manuel quis acima de tudo "assinalar como facto positivo e inovador que este Espaço das Idades esteja dimensionado para dar atenção e resposta às diferenças fazendo notável esforço para as contemplar com ofertas também diferenciadas. Dou graças a Deus por estar convosco a festejar esta iniciativa de largo alcance para a qualidade da nossa vida social na Covilhã e faço votos para que continuem a aparecer respostas criativas às reais necessidades das gentes da nossa terra, porque só assim, mesmo contra ventos e marés, conseguiremos garantir o futuro que nos é devido por direito" exulta.

O Espaço das Idades, na Covilhã foi visitado sete mil e 500 vezes no primeiro ano e planeia servir refeições para apoiar idosos mais necessitados, afirma António Rebordão, coordenador do espaço. Para além de prestar serviços aos idosos, o grande objectivo do espaço é resolver "casos de idosos com necessidades e que viviam na mais completa solidão, fechados em suas casas", explica.

Com o apoio da Câmara da Covilhã, o edifício do Mercado Popular, da associação de desenvolvimento rural RUDE, foi adaptado para acolher 58 lojas abertas exclusivamente para portadores do Cartão Municipal do Idoso - são 16 mil e a adesão é gratuita. As aulas gratuitas de alfabetização, informática, bordados ou serralharia, completam o leque de oferta, em que o convívio, na esplanada e café do centro do pavilhão, é sempre um atractivo. "Temos almoços a 3,5 euros, fornecidos por um restaurante da vizinhança, mas queremos avançar com a instalação de uma cozinha própria", destaca António Rebordão por entre os projectos futuros. "Temos uma possibilidade de receber sem encargos o equipamento completo para colocar uma cozinha a funcionar e assim acudir a situações de carência entre os mais idosos", realça António Rebordão.

Outro dos projectos em estudo prevê a aquisição de edifícios devolutos da Zona Histórica da cidade e sua recuperação para instalação e acompanhamento de idosos. "É o projecto intitulado Aldeia SOS e que está a ser dinamizado pelo presidente da autarquia e que pode ser muito importante", conclui António Rebordão.

No domingo, para além de muita festa, música, animação, espectáculos e gastronomia, no Espaço das Idades foi inaugurada uma capelinha.



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
espaço / Idades / Covilhã / Bispo / Guarda / António / Rebordão / idosos / sabedoria / vida

Entidades
D.Manuel Felício / D.Manuel / Deus / António Rebordão / Bispo da Guarda elogia Espaço das Idades Um

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Crise exige esforço de todos

Apelo feito por Manuel Frexes no Dia do Concelho...

Jesus: exemplo de humildade para enfrentar a crise

Mensagem de Natal do Bispo da Guarda...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL