NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Jesus: exemplo de humildade para enfrentar a crise

2011-12-21

00:00    00:00

Mensagem de Natal do Bispo da Guarda.

"Do Presépio de Belém vêm-no indicações para definirmos bem o modelo de vida em sociedade que as novas circunstâncias exigem." É esta, em suma, a grande mensagem deixada pelo Bispo da Guarda, na última sexta-feira, 16, durante a apresentação da mensagem de Natal, que decorreu no Paço Episcopal da Guarda.
Numa mensagem de apelo à esperança, D.Manuel Felício lembrou que se volta a celebrar a data do nascimento de Jesus "em situação de crise, portanto com sofrimento acrescido para muitas pessoas e famílias", num contexto em que diminuem os ordenados, cresce o número dos que perdem emprego, aumentam os impostos e taxas para níveis "muito desconfortáveis, pondo em causa a próprio sustentabilidade económica da sociedade". O Bispo lembra que o poder de compra "desce todos os dias, ainda que, em geral, de forma silenciosa. As pessoas sofrem e aumentam os casos de pobreza, sendo, com frequência pobreza envergonhada."
D.Manuel diz que, apesar da população mundial ter aumentado, "há recursos materiais suficientes para todos" mas que, contudo, "não chegam é para manter hábitos de consumo material desajustados à realidade quer das necessidades verdadeiras das pessoas quer da disponibilidade dos bens criados. Por isso são já muitos os profetas da actualidade que pedem uma mudança de paradigma nos hábitos e nas práticas das pessoas e da sociedade. São poucos, porém, os que arriscam definir os caminhos desse novo paradigma." Mas o Bispo diz que o exemplo vem do presépio, com um menino, Jesus, que se contentou com as palhinhas de uma manjedoira e a companhia de alguns animais para berço do Seu nascimento, sob o olhar atento do Pai e da Mãe. Recomenda-nos sobriedade." Do presépio surge também o exemplo a alguém que aceitou passar pelo sofrimento e pela rejeição social, "desde o primeiro momento da sua entrada na história, porque não houve para ele lugar nas casas nem nas hospedarias, partilhando, assim, a sorte dos excluídos. Recomenda-nos a solidariedade." E por fim, o exemplo de um menino que nasceu no seio de uma família onde "reinava o amor incondicional e sem reservas entre marido e esposa; o amor total para aquele Filho; a procura de soluções e partilha de sofrimento nas horas difíceis – não foi fácil aceitar que o nascimento fosse numa gruta de animais, como não foi fácil a fuga para o Egipto ou a perda do Menino em Jerusalém nos tempos da sua adolescência. Esta é uma lição de família."
Para D.Manuel, hoje, "continuamos a precisar de famílias assim, assentes no amor e na fidelidade sem condições entre os esposos; famílias onde os filhos se sentem sempre bem acolhidos, amados e valorizados; famílias onde os idosos se sentem em casa e nunca abandonados; famílias que sejam verdadeiramente escolas de valores humanos e cristãos essenciais para a cidadania."
Por isso, diz, o Natal "é também festa da Família. Por isso pede novas atitudes da sociedade e das leis que a regulam para com a instituição familiar. De facto, assistimos a hábitos instalados de desprezo pela realidade da família, que só podem gerar sofrimento das pessoas e cada vez mais exclusão social."
Por fim, o Bispo da Guarda deseja que este Natal "seja, de verdade, nascimento de Jesus no coração e na vida das pessoas e instituições, incluindo a organização social que temos, para que a valorização das famílias, a sobriedade no consumo, a solidariedade dirigida à situação de cada um, na proximidade e atenção diárias sejam parte essencial da mudança de paradigma da nossa vida em sociedade tão apregoada nos actuais tempos de crise."



Autor
João Alves

Categoria
Secções Religião

Palavras-Chave
Guarda / Bispo / Mensagem / pessoas / famílias / Jesus / Natal / Belém / sociedade / família

Entidades
D.Manuel Felício / Jesus / D.Manuel / Recomenda-nos / Filho

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Natal de esperança em tempos de crise

Na tradicional Mensagem de Natal, D.Manuel afirma que na origem da actual crise económica estão "jog...

Bispo quer sacrifícios bem explicados

D.Manuel aborda actual situação do País na homilia do segundo domingo da Quaresma...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL