Escolas continuam abertas

2010-08-25

No concelho, as seis em risco mantêm-se.

Na Covilhã não encerra nenhuma escola do primeiro ciclo, ao contrário do que inicialmente o Governo tinha previsto, quando anunciou o encerramento dos estabelecimentos com menos de 21 alunos e apontou sete escolas do concelho como estando em risco de fechar.

São Jorge da Beira, Barco, Vales do Rio, Coutada, Ourondo, Casegas e Erada eram as unidades que o Ministério da Educação tinha a intenção de encerrar. A medida originou de imediato críticas dos autarcas e o Governo prometeu não tomar decisões definitivas sem ter em consideração a opinião das edilidades. Carlos Pinto, presidente do município covilhanense, disse estar contra o fecho apressado. Defendeu que cada caso teria de ser avaliado com tempo e censurou o fecho de qualquer escola do concelho este ano, embora tenha mostrado abertura para discutir o assunto no futuro.

A vontade da autarquia acabou por ser tida em consideração e todas as unidades de ensino continuam em funcionamento no próximo ano lectivo.

No distrito são 11 as escolas que fecham portas. No Fundão a de Póvoa de Atalaia, em Castelo Branco Sobral do Campo e Louriçal do Campo, em Idanha-a-Nova São Miguel D´Acha, Rosmaninhal e Termas de Monfortinho, na Sertã Outeiro da Lagoa e Proença-a-Nova Lameira de ordem, Moitas e Pedra do Altar. Em Belmonte, na lista divulgada na passada quinta-feira pela Direcção Regional de Educação do Centro, não consta nenhuma unidade, mas a unidade de Fonte do Ruivo não recebe alunos no próximo ano lectivo. O espaço entra em obras até ao final do ano para no icício do próximo ano escolar funcionar como centro educativo de Caria.

O distrito da Guarda vê 26 dos seus estabelecimentos de ensino fecharem, o que totaliza 37 escolas na Beira Interior.

A lista acaba por deixar satisfeitos os autarcas da região. Na Covilhã, a Câmara Municipal considera que, para já, os locais de destino não reúnem condições para transferir os alunos. "Para o ano vamos ver como as coisas evoluem", disse Carlos Pinto, presidente da edilidade.

Também a autarquia fundanense se mostra satisfeita. O encerramento do único estabelecimento de ensino contemplado, diz a vereadora com o pelouro da Educação, já estava previsto.

Notícias da Covilhã

risco / Governo / Escolas / Educação / concelho / tinha / Pinto / Covilhã / ensino / Beira

Carlos Pinto / Direcção Regional de Educação do Centro / Covilhã / Governo / São Jorge da Beira