NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Manifesto contra fusão do município

2011-03-30

00:00    00:00

Belmonte contra agregação.
Contra a teoria de que os municípios são gastadores e por isso devem ser agregados ou fundidos numa visão de contenção orçamental. É este o teor de um manifesto lido na última reunião pública do executivo belmontense, no passado dia 16, pelo vice-presidente da autarquia, David Canelo, que criticou o aparecimento de "iluminados" a advogarem o encerramento de municípios.
Lembrando a crise, a contenção orçamental e a discutida reorganização administrativa do País, com caminho aberto para a extinção de freguesias ou municípios, David Canelo lembrou que nem todas as câmaras são gastadoras e que tal medida também se traduziria em mais despedimentos, em mais desemprego, em mais miséria e no fim de um trabalho de proximidade e protecção às populações. "Não se nega que, provavelmente, o poder concedido aos municípios tivesse sido, em alguns casos, excessivo, o que permitiu gasto supérfluos, e por vezes pouco comedidos. Mas daí a afirmar-se que têm de fechar portas para que se reduza o défice nacional vai uma grande distância" afirma o vice-presidente da autarquia, que sugere antes, por exemplo, o fim dos governos civis, "que é de consenso nacional não servirem para nada" e que são apenas "sorvedouros de dinheiro púbico". Ou até o fim de muitos institutos públicos "sem utilidade e despesistas".
David Canelo lembra que no actual contexto Belmonte, um município pequeno, dos mais pequenos do País, pode estar perante uma situação "emergente" de ser confrontado perante a possibilidade de uma fusão ou agregação, algo que "temos que travar". Até porque, recorda, Belmonte é um concelho "grande" em termos históricos e o País já resistiu "a outras bancarrotas" na sua história e "sobreviveu", pelo que não poderá ser a actual crise "a poder acabar com o concelho e a sua memória". "Não serão políticos efémeros a proporem o fim de uma história rica em factos" afirma David Canelo.



Autor
João Alves

Categoria
Local Belmonte

Palavras-Chave
Canelo / David / municípios / País / Belmonte / Manifesto / contenção / orçamental / município / teoria

Entidades
David Canelo / belmontense / Belmonte / País

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Ataque ao poder local criticado por Vítor Pereira

Nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, Vítor Pereira lembra as conquistas da cidade, em divers...

Freguesias: que venha o Governo e decida

Assembleia Municipal delibera ser contra a extinção de freguesias...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL