NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Quatro milhões para mudar o Teatro-Cine

2011-10-26

00:00    00:00

Sala, que passou a designar-se Teatro Municipal, terá lugar para 600 pessoas.

A Câmara Municipal apresentou na última quarta-feira, 19, o projecto de remodelação do Teatro-Cine da Covilhã, que se passará a designar de Teatro Municipal. O espaço vai sofrer uma autêntica revolução arquitectónica interior mas manterá alguns dos seus elementos mais emblemáticos.
O projecto é da autoria dos arquitectos Manuel Graça Dias e José Vieira e a sua execução está orçada em cerca de quatro milhões de euros.
O aspecto exterior do Teatro não irá sofrer alterações, mas no interior a transformação será drástica. A sala passa a acolher apenas 600 espectadores através do prolongamento do balcão; o palco será alargado um metro e meio para cada lado; a zona de orquestra será ampliada e terá uma plataforma elevatória com acesso ao exterior para transporte mais confortável de materiais para o interior do edifício; A remodelação vai permitir ainda a implementação de duas novas salas complementares mais pequenas; e o espaço exterior do terraço será renovado para poder receber actividades artísticas.
Mas nem tudo será mudado no novo Teatro Municipal. A fachada exterior e os pequenos camarotes nas laterais da actual sala serão para manter, bem como alguns elementos interiores.
Comprado recentemente pela autarquia à família Pina Bicho, a quem arrendava o espaço há cerca de 20 anos, o - agora - Teatro Municipal prepara-se para uma nova vida, mas o arranque das obras ainda não está previsto.
Carlos Pinto afirmou, na apresentação do projecto, tratar-se de um dos momentos "com mais simbolismo enquanto presidente de Câmara", mas reconheceu que "será difícil lançar o concurso para as obras até final do mandato", caso se mantenha a actual situação económica do país. De qualquer modo, conclui, "nós cumprimos a nossa missão e tornámos esta sala num espaço municipal".
A noite terminou com o IV Concerto de Gala – Cidade da Covilhã 2011 pela Banda Sinfónica da Covilhã.



Autor
Alexandre Salgueiro

Categoria
Secções Cultura

Palavras-Chave
Teatro / Municipal / Teatro-Cine / será / Covilhã / Sala / espaço / exterior / projecto / interior

Entidades
Manuel Graça Dias / José Vieira / Pina Bicho / Carlos Pinto / Teatro Municipal

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Teatro-cine pode fechar em Maio

Dificuldades de negociação com proprietário na origem...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL