NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Deolinda e Rita Redshoes em Manteigas

2011-02-23

00:00    00:00

Manteigas realiza, entre 4 e 8 de Março, a 18ª edição da Expo Estrela.

Deolinda e Rita Redshoes. São estes, sem dúvida, os grandes destaques, em termos culturais, da 18ª mostra de actividades económicas e feira de artesanato de Manteigas, a Expo Estrela, que decorre naquele município serrano, entre 4 e 8 de Março. Este ano, com a particularidade das festas coincidirem com o feriado municipal da vila (dia 4), o que levou a Câmara a proporcionar actividades que se prolongam por quatro dias.
Com o grande objectivo de mostrar o que o município tem de melhor no que toca ao artesanato, gastronomia, comércio e indústria, a Expo Estrela, segundo o presidente da Câmara, Esmeraldo Carvalhinho, tem vindo a evoluir "significativamente" e este ano a grande aposta passa pela divulgação das potencialidades em termos ambientais. "Temos condições naturais ímpares, que temos que potenciar. Estamos num dos concelhos ambientalmente melhor conservado e temos que tirar proveito disso" afirma o autarca. Que já anunciou para este ano que Manteigas terá mais actividades na área do BTT, por exemplo, que qualquer outro município português. O objectivo é tornar a vila na "capital do BTT". Assim, a 13 de Março, realizam-se os 12 quilómetros entre Manteigas e as Penhas Douradas, em Abril o 1º Troféu de Downhill e em Junho, a Taça de Portugal de BTT, para além de outras provas em Julho e Outubro.
A autarquia está também apostada em divulgar os "Trilhos verdes", tendo inclusive apostado no inglês para cativar estrangeiros. Trata-se de um conjunto de 18 percursos pedonais definidos que qualquer pessoa pode realizar quase sem ajuda de nenhum "expert". O parapente será outra aposta e na última semana de Julho receberá o Open Nórdico de Parapente. "Se queremos ser lembrados, temos que trabalhar" frisa Esmeraldo Carvalhinho.
Quanto à feira, em si, que conta com o mesmo número de expositores que no ano passado (60), será um pouco diferente. No espaço do mercado, onde se costuma realizar, este ano o espaço entre corredores será maior e haverá cerca de 12 tendas no exterior. Será criado um sítio para, por exemplo, os artesãos trabalharem ao vivo e haverá um pequeno palco para animação musical. O certame está orçado em 80 mil euros, menos cinco por cento que no ano passado, mas "mantemos a qualidade" frisa o autarca.
Assim, sexta-feira 4, feriado municipal, a sessão solene está marcada para as 15 horas e conta a presença do secretário de Estados das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro. A Expo Estela abre pelas 17 horas e às 22 horas decorre o espectáculo musical com os "Shadoogie", um tributo à banda "The Sahdows". No sábado, 5, o grande destaque, pelas 22 horas, é o espectáculo com os Deolinda, no Centro Cívico. Domingo, 6, a música, à noite, é com a prata da casa, desde bandas a escolas de música. Segunda-feira, 7, quem anima o palco, às 22 horas, é Rita Redshoes e na terça-feira de Carnaval, dia 8, para além de uma prova de queijo da Serra há ainda, pelas ruas, às 15 horas, o habitual desfile. Associado ao evento decorre na vila uma rota gastronómica.



Autor
João Alves

Categoria
Local Região

Palavras-Chave
Expo / Março / Manteigas / Estrela / BTT / Rita / Redshoes / actividades / Deolinda / Câmara

Entidades
Esmeraldo Carvalhinho / Rui Barreiro / Rita Redshoes / Serra / Deolinda

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Boss AC é cabeça de cartaz no Carnaval

Feira de actividades económicas decorre em Manteigas...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL