De 25 a 28 de Agosto.
Após dois anos de ausência, está de regresso, embora noutro local, o Festival Serra da Estrela, que trás à região nomes consagrados da música internacional e nacional, como Gabriel O Pensador, Virgem Suta e Oquestrada. Uma actividade que decorre este mês, de 25 a 27 de Agosto no Skiparque de Manteigas, que contempla um parque de campismo, praia fluvial, para além das pistas de esqui sintéticas.
Depois de se ter realizado em Valhelhas, o Festival continua por perto, mas transita de município, da Guarda para Manteigas, a Câmara que demonstrou interesse em ressuscitar o festival de Verão, que não se realizou nos últimos dois anos. O presidente da Câmara de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, assume que o evento é organizado com o objectivo de "aumentar o número de visitantes à Serra da Estrela" e, em particular, ao seu concelho. O autarca enaltece todo o panorama natural onde se realiza esta festa da música, "o local ideal", diz, e admite que o mais importante é que o festival não se perca. "Era uma actividade que não se podia perder. O potencial da Serra tem que ser promovido com estas realizações. Vai proporcionar um fim-de-semana movimentado, com qualidade musical e irá, por certo, aumentar as visitas ao nosso concelho. Alguns milhares irão passar por cá e este apoio passa pela nossa estratégia em atrair públicos, neste caso, mais heterogéneos" afirma o autarca. Que aposta também neste evento para divulgar os desportos da natureza que por ali se podem praticar, como BTT, caminhadas, parapente ou outros desportos radicais. "Haverá pacotes destes que serão disponibilizados" garante. Prometendo que esta também será a oportunidade para promover o campeonato da Europa de Parapente que o município quer acolher e para o qual já se candidatou.
O autarca reconhece que "tenho fracos conhecimentos musicais destas bandas" mas "pelo que já ouvi, são nomes que penso que constituem um excelente cartaz. Esmaraldo Carvalhinho indica que o Festival envolve custos de 250 mil euros e que a autarquia apresentou várias candidaturas a fundos comunitários, suportando "uma verba muito reduzida" do investimento. E enaltece alguns apoios, como os da Turismo Serra da Estrela ou Turismo de Portugal, sem os quais "não seria possível" realizar o evento. Para o futuro, o autarca diz que o mais importante "é que o festival se mantenha. Independentemente do local" afirma, sendo até receptivo a uma rotatividade do evento por outros concelhos que fazem parte da Serra da Estrela
Autor
João Alves
Palavras-Chave
Festival / Serra / Manteigas / Estrela / Agosto / Pensador / Virgem / Oquestrada / Gabriel / Suta
Entidades
Gabriel O Pensador / Virgem Suta / Esmeraldo Carvalhinho / Esmaraldo Carvalhinho / autarca
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Expo Estrela decorre de 2 a 5 de Março...
Manteigas realiza, entre 4 e 8 de Março, a 18ª edição da Expo Estrela...