NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Neve, queijo e galo no Carnaval Beirão

2011-03-03

00:00    00:00

Propostas para o seu Carnaval.

Se hoje, quinta-feira, 3 de Março, ainda não decidiu se vai festejar o Carnaval, e se, assinalando a data, não sabe onde o fazer, o NC deixa-lhe nesta edição as várias propostas que a região apresenta. Da neve ao queijo, do falo queimado à festa mais popular, tem muito por onde escolher para dar cabo do Entrudo antes de entrar na Quaresma.
Na Covilhã, há duas propostas, diferentes. O Clube Nacional de Montanhismo, em colaboração com outras entidades, como a Câmara da Covilhã, assinala de 3 a 8 de Março o Carnaval da Neve que pretende ser um evento nacional. Uma festa que se realiza desde 1952 e é considerado "como um dos primeiros produtos da região de Serra da Estrela, mas tem de se tornar num produto turístico de referência". Pedro Mamede, da Segredos_Mkt Turístico e Produção de Eventos, empresa que estabeleceu uma parceria com o Clube Nacional de Montanhismo para a produção e dinamização do cartaz deste ano do Carnaval da Neve, explica que uma das novidades desta edição é precisamente "o novo modelo de organização que se criou, uma parceria que junta entidades públicas, associativas e privadas". Trabalhar em rede "será o método adoptado pelo Clube Nacional de Montanhismo, onde a Companhia Club como co-organizadora, bem como entidades públicas como a Câmara Municipal da Covilhã, a Turismo da Covilhã, Federação de Desportos de Inverno de Portugal, e demais associações locais irão ter um papel preponderante e proactivo no desenvolvimento e engrandecimento deste projecto", acrescenta. Durante estes dias decorre no Pelourinho da cidade, "uma Feira de Inverno, com mostras gastronómicas e outros produtos locais, para que os turistas que se encontram de visita à Covilhã nestes dias possam também usufruir do artesanato e dos produtos regionais". Em termos de animação musical, destacam-se as presenças do dj Fernando Alvim, hoje, quinta-feira, 3, Mastiksoul, amanhã, sexta-feira, 4, Marcelino da Lua no sábado e a Party Zone Antena 3 na segunda-feira, 7. Tudo na Companhia Club. Há ainda no sábado actividades de esqui e snowboard na estância de esqui da Serra, e uma descida nocturna. Domingo é também realizada a eleição da rainha do Carnaval e na terça-feira, às 22 horas, há o enterro do Entrudo. Amanhã, sexta-feira, 4, no centro da cidade, decorre o tradicional desfile das escolas, a partir das 14 horas.
Ainda na Covilhã, os Leões da Floresta e a Banda apostam num programa mais virado "para o povo", também até dia 8. O Carnaval dos Leões decorre na sede dos Leões da Floresta, as entradas têm um custo simbólico, entre um e dois euros, e a organização promete muita animação e diversão. "Nós estamos a fazer um programa para o povo, um programa popular", realça Carlos Mineiro, presidente dos Leões da Floresta.
Orçado em quatro mil euros, que esperam conseguir ao longo dos seis dias de folia, o Carnaval dos Leões começa esta quinta-feira, dia 3, vocacionado para os estudantes. O recinto abre às 21 horas e 30 e está prevista a actuação da TunaMus, uma demonstração de samba, animação com DJ e no final a atribuição do prémio para a melhor máscara. Segue-se, sexta-feira, o Carnaval Trapalhão, com a actuação da Desertuna, às 23 horas, do jovem cantor Cláudio Caires, finalista do concurso Nasci Para Cantar, à meia-noite, e o karaoke pela noite dentro.
O Carnaval Popular é sábado, com a abertura das portas também às 21 horas e 30, a actuação do Grupo de Danças Latinas e a animação musical com Nuno Lopes. Esta noite será ainda eleita a miss Carnaval Leões 2011 e a melhor máscara. Domingo os mais novos estão no centro das atenções, durante o Carnaval Infantil, que tem início às 14 horas e 30, com a presença de palhaços e caras pintadas. Há depois um concurso de máscaras infantis e um momento musical, às 17 horas, pela Escola Profissional de Artes da Beira Interior. O Grande Baile de Máscaras, ponto alto das festividades, é na segunda-feira, 7, a partir das 21 horas 30. A noite é abrilhantada pelo organista Rui Alves e haverá prémios para a melhor máscara e o melhor grupo de mascarados. O programa culmina domingo, 8, Dia da Mulher, com um Jantar de Gala da Mulher, também na sede dos Leões da Floresta, para o qual já abriram as inscrições. O evento será aproveitado para homenagear as mulheres envolvidas no associativismo, com a entrega de lembranças às que fazem parte dos órgãos sociais da Banda da Covilhã e dos Leões da Floresta.
A parceria entre as duas colectividades teve início há dois anos, quando se associaram para reactivar o Carnaval da Neve, primeiro no edifício do Mercado Municipal e o ano passado numa antiga fábrica na zona da Palmatória. Desta vez as duas instituições ficaram de fora do cartaz, a ser organizado em paralelo pelo Clube Nacional de Montanhismo. José Eduardo Cavaco prefere apenas dizer que não foram convidados para a organização do Carnaval da Neve e não se alongar em explicações. "O Carnaval dos Leões é um programa da Covilhã e do Carnaval da Neve", frisa.
Queijo e música na Serra
Já em diversos concelhos da corda da Serra da Estrela, as feiras de actividades económicas e as tradicionais feiras do queijo são, sem sombra de dúvida, o grande cartaz para atrair turistas á região na época carnavalesca.
Em Manteigas, o município, que assinala amanhã, sexta-feira, 4, o seu aniversário, aposta na realização da 18ª mostra de actividades económicas e feira de artesanato para assinalar o Carnaval com, na parte musical, os Deolinda e Rita Redshoes a serem os grandes atractivos.
A Feira Expo Estrela conta com cerca de 60 expositores e decorre no espaço do mercado municipal. O certame está orçado em 80 mil euros. O programa inicia-se esta sexta-feira, 4, com, às 22 horas, o espectáculo musical com os "Shadoogie", um tributo à banda "The Sahdows". No sábado, 5, o grande destaque, pelas 22 horas, é o espectáculo com os Deolinda, no Centro Cívico. Domingo, 6, a música, à noite, é com a prata da casa, desde bandas a escolas de música. Segunda-feira, 7, quem anima o palco, às 22 horas, é Rita Redshoes e na terça-feira de Carnaval, dia 8, para além de uma prova de queijo da Serra há ainda, pelas ruas, às 15 horas, o habitual desfile. Associado ao evento decorre na vila uma rota gastronómica.
Ainda na zona da Serra da Estrela, a Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela (CIMSE), constituída pelos municípios de Fornos de Algodres, Seia e Gouveia, realizam no próximo sábado, 5, a I Feira Regional de queijo da Serra da Estrela. Álvaro Amaro, presidente da CIMSE, diz que a iniciativa pretende iniciar um novo modelo de feira, "com maior dimensão e escala, para divulgar um produto que tem a principal marca da região, a Serra da Estrela". O anterior modelo das feiras concelhias "está esgotado", afirma. O presidente da Câmara de Gouveia apela aos autarcas da região da Serra da Estrela para que, no futuro, se juntem aos estes três municípios da CIMSE, para que "este produto comum a todos saia valorizado nacional e internacionalmente".
A primeira edição da feira regional será realizada em Seia, sendo a próxima em Gouveia, seguindo-se Fornos de Algodres em 2013. Filipe Camelo, presidente do município de Seia, salienta a importância histórica desta realização, pois "é a primeira vez que vários municípios fazem uma feira em conjunto". A feira regional do queijo Serra da Estrela, vai contar com a presença de 196 produtores, "a quase totalidade dos produtores dos três municípios", adianta Filipe Camelo, sublinhando que "a preocupação com a qualidade" é um dos pontos estruturantes do evento. O autarca de Seia reforçou a preocupação da organização na sensibilização dos produtores para que utilizem mais a certificação, por forma a que "este produto seja cada vez mais um produto de excelência".

Galo do Entrudo julgado e queimado na Guarda
Já na Guarda, as ruas da cidade recebem na segunda-feira, 7, mais um Julgamento e Morte do Galo do Entrudo, um espectáculo comunitário e expiação encomendando pela Câmara à Culturguarda. O galo é julgado e queimado em praça pública e a ele são atribuídas as culpas de todos os males do ano que passou. Com a sua morte, a esperança é renovada. Um julgamento em que o réu é o bode expiatório, em que a defesa de nada vale e em que a sala de audiências é a Praça Velha, bem no centro da cidade.
O espectáculo inicia-se pelas 21 horas e 30, no Jardim José de Lemos, de onde saem cerca de 400 pessoas, entre colectividades da região, actores, músicos e animadores, rumo à "sala de audiências". Irão também desfilar grupos profissionais, portugueses e estrangeiros, num espectáculo em que a organização espera atrair cerca de cinco mil pessoas e que está orçado em 83 mil euros. Américo Rodrigues, da organização, espera só que o tempo ajude e apela à população para que saia à rua mascarada de modo a complementar esta iniciativa.



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Secções Centrais

Palavras-Chave
Carnaval / Serra / Covilhã / Leões / Estrela / Neve / Nacional / Feira / Floresta / Clube

Entidades
Propostas / Pedro Mamede / Fernando Alvim / Marcelino da Lua / Carlos Mineiro

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Carnaval da Neve quer ser evento nacional

Festa decorre entre 3 e 8 de Março. Organização quer atingir projecção nacional do evento...

Ovelhas e lã: as estrelas do Chocalhos

Festival da Transumância este fim-de-semana em Alpedrinha...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL