NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Museus e desenvolvimento

2011-03-30

00:00    00:00

Nunca é demais referir a importância que os museus assumem no contexto cultural de uma cidade.
As cidades industriais inglesas, ao caso, Manchester, Liverpool, Leeds e outras, tal como a maioria das grandes cidades congéneres da Europa, conheceram os processos de desindustrialização tendo ocasionado, como aí se pode observar, a existência de muitos edifícios devolutos que perderam a sua função inicial como unidades fabris.
Na Covilhã, onde o processo foi idêntico e que deixou enormes marcas, temos como exemplo a recuperação encetada da antiga Real Fábrica dos Panos para instalação da Universidade da Beira Interior e toda a cascata envolvente que lhe tem conferido uma unidade digna de menção, se lhe acrescentarmos o próprio Museu dos Lanifícios.
Tem-se aprendido muito com o caso inglês, nomeadamente no caso das cidades mencionadas, e no caso de Liverpool uma das mais atingidas pela 2ª guerra mundial, foi uma das que investiu fortemente em museus e galerias de arte, sendo uma das cidades britânicas com maior número de unidades existentes por metro quadrado.
A sua escolha como cidade capital europeia da cultura em 2008 é o resultado deste investimento tal como já havia sucedido em 2004 por parte da Unesco que incluiu esta cidade na lista do património cultural mundial.
Percebe-se nesta cidade que ainda há muito por fazer mas o investimento na construção e / ou remodelação de museus, tem sido considerável o que tem contribuído para alavancar o desenvolvimento cultural preparando-se a mesma para abrir o "Museum of Liverpool", que se prevê para o corrente ano, concebido para ser um dos maiores museus de cidade do mundo, um resultado tangível, que se prevê de sucessso.
E já que falamos de museus, nunca é demais referir a importância que os museus assumem no contexto cultural de uma cidade, e do papel em particular que os museus de cidade assumem, pela sua especificidade, pela capacidade de retenção e exibição da memória, material e imaterial, bem como as diferentes formas disponíveis de o dar a conhecer.



Autor
António Pinto Pires

Categoria
Opinião

Palavras-Chave
Museus / cidade / Manchester / Leeds / Europa / Liverpool / caso / cultural / cidades / assumem

Entidades
Real Fábrica / Unesco / Manchester / Liverpool / Leeds

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Elisa Pinheiro

À sua maneira foi erguendo um museu, angariou saberes e espólio que preservou devidamente...

Coveiros do Interior não terão muito mais tempo, confia Amândio Melo

Em entrevista ao NC, autarca de Belmonte faz balanço do mandato. Em 2013 deixa lides políticas...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL