NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Museu de arte sacra vai ser inaugurado

2011-10-19

00:00    00:00

Amanhã, quinta-feira, 20.

Uma área de exposição de 850 metros quadrados, que acolhe património museológico repartido por dois edifícios, cujo percurso tem como pedra basilar os 7 sacramentos propostos pela Igreja Católica – baptismo, confirmação, matrimónio, ordem, penitência, eucaristia e unção dos enfermos. É esta a nova infra-estrutura que a Câmara da Covilhã inaugura dia 20 de Outubro, Dia da Cidade, a partir das 11 horas e 30, na Avenida Frei Heitor Pinto, junto ao Jardim Público.
Trata-se do Museu de Arte Sacra da cidade que reúne um espólio de mais de 600 peças que incluiu colecções de pintura, escultura, ourivesaria, paramentaria e figuras de roca. Tudo isto na antiga Casa Maria José Alçada, um edifício de 1921 projectado por Raúl Lino. Este Museu tem a colaboração do Bispo da Diocese, D. Manuel da Rocha Felício, e dos párocos das igrejas do concelho, o que permitiu a reunião das peças que agora constituem o acervo deste espaço museológico.
Abrangendo um período que vai desde o século XII ao século XX, o acervo actual é composto por imagens sacras, retábulos, relicários, altares, crucifixos, livros e documentos raros, ourivesaria, mobiliário, telas, objectos religiosos e paramentos litúrgicos. "Um dos aspectos relevantes são as grandes dimensões de certas peças, pouco comuns em museus europeus, e que se distinguem como ícones do Museu de Arte Sacra" explica a Câmara da Covilhã que, a título de exemplo lembra que na escadaria central encontra-se uma escultura de Cristo crucificado, do século XVIII, em madeira policromada, com 2,20m x 1,85m.
Além das salas de exposição permanente, o Museu de Arte Sacra da Covilhã tem uma sala de exposições temporárias, um jardim interior e uma loja de venda ao público. "É de destacar, pela sua curiosidade, a existência de uma capela dentro da área do Museu, que recria o ambiente religioso comum a este tipo de estruturas" explica a autarquia, que adianta que uma oliveira, plantada simbolicamente à entrada do espaço, marca o início do percurso do Museu de Arte Sacra da Covilhã.



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Secções Centrais

Palavras-Chave
Museu / arte / sacra / Covilhã / Amanhã / Católica / Cidade / Câmara / peças / quinta-feira

Entidades
Casa Maria José Alçada / Raúl Lino / D. Manuel da Rocha Felício / Cristo / Igreja Católica

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Museus com mais receitas

Aumento de 13 por cento...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL