NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Câmara gere castelo

2011-01-12

00:00    00:00

Protocolo com Direcção Regional de Cultura do Centro é assinado no sábado, 15.

Uma velha aspiração da Câmara de Belmonte está prestes a tornar-se em realidade: a gestão do castelo da vila. É que, no próximo sábado, 15, pelas 15 horas, no salão nobre da Câmara, será assinado um protocolo de colaboração entre a Direcção Regional da Cultura do Centro, o Município de Belmonte e a Entidade Regional de Turismo Serra de Estrela relativo à gestão corrente do Castelo de Belmonte. Assim, a gestão de funcionamento do monumento será agora responsabilidade da autarquia Belmontense, sendo integrado na Rede de Museus da Vila, em conjunto com o Centro de Interpretação da Igreja de Santiago, Museu Judaico, Museu dos Descobrimentos, Ecomuseu e Museu do Azeite.
Recorde-se que há cerca de dois anos, numa visita da secretária de Estado da Cultura, Paula Santos, a autarquia mostrou o seu desagrado pelo facto das salas do Castelo esperarem há já meia dúzia de anos pela sua musealização, com o autarca Amândio Melo a classificá-las mesmo de "um buraco que aqui está", descontente com a gestão que estava a ser feita pela Direcção Regional de Cultura do Centro e IPPAR. E na altura a representante do Governo disponibilizou-se a resolver o problema no espaço de dois meses, o que acabou por não acontecer.
O castelo de Belmonte é dos locais mais visitados na vila e muitas vezes o primeiro sítio pelo qual os turistas passam á procura de informação sobre a vila. Destaca-se no imóvel uma magnifica Janela Manuelina e quem se deslocar ao castelo poderá ainda visitar as Salas de Exposição presentes na Torre de Menagem e Edifício Oitocentista adjacente, onde estão expostas peças recolhidas nas escavações arqueológicas efectuadas no Castelo, Centum Cellas, villa da Quinta da Fórnea e Convento Nossa Senhora da Esperança.



Autor
João Alves

Categoria
Local Belmonte

Palavras-Chave
Cultura / Regional / Belmonte / castelo / Centro / Câmara / Direcção / gestão / vila / Museu

Entidades
Paula Santos / Amândio Melo / Câmara / Direcção Regional da Cultura do Centro / Rede de Museus da Vila

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Salas do Castelo abrem

Prometidas há quase um ano...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL