NC assinala nesta edição 98 anos de vida do mais antigo semanário do distrito.
A dois anos do centenário, pode dizer-se que o Notícias da Covilhã é um idoso mas com muito espírito jovem. O NC assinala nesta edição 98 anos de vida (foi fundado em 1913), mas assinala também este mês o segundo ano desde que lançou o seu site em www.noticiasdacovilha.pt. E também, porque não dizê-lo, pouco mais de um mês desde que se virou para as redes sociais, com a adesão ao Facebook, onde já tem mais de uma centena de amigos. Ou seja, apesar da idade avançada, o NC é um jornal que mantém a sua presença em papel mas não descurando outros meios de comunicação ligados às novas tecnologias, nomeadamente à Internet.
No seu portal, disponibiliza informação actualizada diária e semanalmente. É um meio mais interactivo, mais atractivo e uma forma de estar mais perto dos leitores. Desenvolvido pela ExpertMedia- Serviços Internet e Multimédia, Lda, da Anadia, o site tem várias secções, desde actualidade, Covilhã, Desporto, Cultura, Religião e as páginas locais de Belmonte, Guarda ou Região. Tem acesso livre e total para os assinantes. Quem apenas nos lê tem acesso a alguns temas. Há também a edição PDF de todo o semanário, um inquérito semanal sobre temas da actualidade da região e pontualmente é colocado um pequeno vídeo na NC TV.
Quase 100 mil visitas ao site
Há dois anos na rede, o site atingiu já 97 mil 673 visitas (cerca de 45 mil no primeiro ano), tendo havido mais de 286 mil e 700 exibições de páginas (144 mil no primeiro ano). Ao todo, já viram o nosso site 59 mil 360 pessoas. Cada visitante vê, em média, três páginas do semanário e o tempo médio no site, por leitor, é de dois minutos e três segundos. As quartas e quintas-feiras, dias de saída da edição papel, são os dias em que mais gente acede ao nosso site. No último ano, o número de visitas ao site subiu cerca de 11 por cento e as visualizações de página também subiram 3,44 por cento. À quarta-feira, é quando mais gente acede à página. Em média, cerca de 500 pessoas vê o NC online nesse dia.
Somos lidos, assim, através da Internet, em 100 países diferentes, quando no ano passado atingimos os 83 países (mais 17). Portugal, claro está, fica no topo, com um total de 83 mil visitas vindas de 83 vilas e cidades. Seguido por França, onde existe uma grande comunidade de emigrantes que nos seguem através da Internet em 360 diferentes localidades, com quatro mil e 700 visitas. Destas, Paris e Pau são aquelas que mais vezes acedem à nossa página. Depois, vem o Brasil, com mais de três mil visitas, Suíça (1976) e Espanha (898),.Inglaterra, Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Luxemburgo são outros dos países com presença assinalável no número de visitas, a que não escapam também locais como a Sérvia, Bósnia, Israel, Namíbia ou Emirados Árabes Unidos.
Tão lidos em Lisboa como na Covilhã
No País, é na Covilhã que o NC tem mais presença, com cerca de 17 mil e 600 visitas. Um número que fica bem perto da segunda cidade que mais nos lê: Lisboa, com 17 mil 395 visitas. Castelo Branco (14 mil visitas) e Porto (11 mil) são os senhores que se seguem, com a Guarda a fechar o "top cinco" com mais de quatro mil e 300 "cliques".
Acederam ao site, por tráfego directo, 22,92 por cento de pessoas, o que representa um aumento de quatro por cento em relação ao ano passado. Mas mais de 64,34 por cento das pessoas chegaram lá por mecanismos de pesquisa, com o google a ser o preferido, seguido do Sapo e, curiosamente, apesar do pouco tempo de existência, pelo Facebook, onde estamos há pouco mais de um mês. A palavra passe mais utilizada é "Noticias da Covilhã" ou "jornal da Covilhã".
A primeira página continua a ser a mais vista, seguindo-se os destaques, a página "Local Covilhã", as de actualidade, Belmonte e Desporto. Uma das notícias mais visualizadas prendeu-se com um jogo que a selecção de Portugal realizou, no ano passado, na Covilhã, frente a Cabo Verde.
Uma história que se vai construindo
Era usual o NC assinalar o seu aniversário em Janeiro. O que mudou de alguns anos a esta parte. Porque foi no dia 18 de Maio de 1919 que saiu para as bancas o número 1 do Notícias da Covilhã, que era dirigido pelo Cónego Manuel Anaquim. Um semanário que sucedia a um jornal que se chamava "A Democracia", nascido em Janeiro de 1913 (daí o NC assinalar o seu aniversário em Janeiro) e que foi o princípio do NC. Ou seja, o NC assinala por isso nesta edição 98 anos de vida, faltando apenas dois para centenário daquele que é o semanário mais antigo do distrito de Castelo Branco.
Com muitas mudanças ao longo dos anos, o esforço tem sido sempre o mesmo: informar com rigor e dar a maior qualidade no produto final que chega aos leitores. O NC não é o semanário regional do distrito com mais expressão, ou que seja mais vendido, mas é, certamente, um dos mais lidos. Daqueles que ninguém dispensa, pelo menos, folhear. Em termos de audiências o NC surge como o terceiro jornal mais lido do distrito. Um terceiro posto que já é ocupado por alguns anos pelo NC num distrito que é dos que mais lê jornais regionais.
Autor
Notícias da Covilhã
Palavras-Chave
Covilhã / visitas / site / assinala / Internet / semanário / página / edição / vida / distrito
Entidades
Acederam / Cónego Manuel Anaquim / NC / Lda / Cultura, Religião
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Há 48 anos a vender o Notícias da Covilhã, já passaram milhares de jornais pelas mãos de Fernando Si...
Conferência sobre os 100 anos do NC...