De 17 a 27 de Março, na Covilhã.
Um festival com menos dias, mas com mais espectáculos de companhias profissionais fruto da colaboração com a ASTA. Será assim este ano o 15º Ciclo de Teatro Universitário da Covilhã, organizado pelo Teatr'UBI, que decorre entre 17 e 27 de Março, no Teatro-Cine da Covilhã, sempre com espectáculos às 21 horas e 30.
"Reduzimos os dias do festival devido às dificuldades financeiras. E apostámos mais nos espectáculos com a ASTA para reduzir custos. Mas continuaremos a ter uma marcante presença espanhola e haverá algumas novidades, como aulas de dança universitárias espanholas" afirma Rui Pires, presidente do Teatr'UBI, que lamenta mais uma vez a falta de apoios, embora este ano, para além da tradicional ajuda da Fundação Calouste Gulbenkian, conte com o apoio extra do BPI, "com o qual não contávamos", fruto de um protocolo com a UBI. Quanto à Câmara da Covilhã, dá apoio logístico e técnico, e cede as instalações.
Rui Pires volta a lamentar que o teatro não seja valorizado pela UBI em termos educacionais, ao contrário do que fazem as universidades em Espanha, mas diz que apesar de tudo, desde que João Queiroz assumiu a Reitoria a colaboração "tem sido diferente. Se calhar, há mais atenção ao que fazemos, mas gostava que ainda houvesse mais abertura" deseja, lembrando que o Teatr'UBI também acaba por levar o nome da UBI além fronteiras. O orçamento para este ano é de 13 mil euros.
Já Sérgio Novo, da ASTA, diz que a colaboração tem saldo positivo. "Acreditamos nesta parceria" assegura, lembrando que o ciclo universitário covilhanense é "o único a nível nacional" que se mantém desde o seu arranque, há 15 anos, e para as companhias profissionais que participam também acaba por ser bom devido à "troca de experiências" que se ganham.
Quanto ao programa tem para dos dias 17 e 18 a nova peça conjunta do Teatr'UBI e ASTA intitulada "Son(h)o dor-mente". Dia 19, o Grupo de Teatro da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa apresenta "2º esquerdo". Dia 20 a vez o Grupo de Teatro Académico de Leiria levar ao palco "As criadas" e no dia 21, a primeira presença espanhola na Covilhã. O Grupo de Teatro de Santander apresenta "Centenas de pássaros impedem-te de andar". Dia 22, a ASTA apresenta "Passagem de nível" e no dia seguinte "Dia de ilusão". Dia 24 a vez do Centro de Difusão Cultural de Sintra mostrar "Sopa da pedra". Dia 25 os espanhóis da Aula de Dança da Universidade da Corunha leva à cena "Rede na rede", enquanto que às 22 horas e 10 um grupo da Universidade de Santiago de Compostela apresenta "Empatia". Dia 26 os "Maricastaña", de Ourense, mostram "Leve"e dia 27 o Ciclo fecha com "Marca'dor", uma produção conjunta de ASTA e Teatr'UBI.
Autor
João Alves
Palavras-Chave
Covilhã / ASTA / teatro / Março / universitário / ciclo / Teatr'UBI / espectáculos / UBI / Universidade
Entidades
Teatr'UBI / Rui Pires / João Queiroz / Sérgio Novo / BPI
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
De 6 a 20 de Novembro...
Ciclo, o único do País sem qualquer interrupção, decorre de 12 a 28 de Março...