Arranca o festival de teatro universitário mais antigo do País

2019-03-13

O 23º Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior realiza-se entre 14 e 23 deste mês na Covilhã.

É o festival de teatro universitários mais antigo do País. E mora na Covilhã. O 23º Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior arranca, quinta-feira, 14, com a peça "Cântico Negro", pelos grupos organizadores deste evento, o TeatrUBI e a ASTA, às 21 horas e 30, naquele que este ano será o palco dos espectáculos, o anfiteatro das Sessões Solenes da UBI, face às obras de requalificação do Teatro Municipal da Covilhã.

Este ano, o ciclo conta com nove apresentações, de sete grupos diferentes, muitos deles já presença habitual na Covilhã nos últimos 20 anos, como é o caso dos Maricastaña, de Vigo, Espanha. "É um festival um pouco diferente pelo facto da nossa casa de sempre estar em obras. Esperamos que regresse o mais rapidamente possível" diz o responsável do TeatrUBI, Rui Pires, que é o director do festival. Pires recorda a presença de grupos portugueses e espanhóis num festival que vai resistindo, ano após ano, e realça o facto do mesmo ser na UBI, apesar do "palco" oferecido não estar adaptado a este tipo de apresentações. "Vamos ver se um dia a UBI investe num espaço" frisa, elogiando, no entanto, a abertura da universidade em ceder um espaço para o ciclo. "Temos um grande apoio da UBI este ano, não só em termos monetários, mas também nesta cedência de local" afirma.

(Notícia completa na edição papel)

João Alves

Secções

teatro / País / Covilhã / universitário / Ciclo / antigo / UBI / Beira / festival / Interior