NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

A medalha que Sócrates ainda não quis receber

2011-07-13

00:00    00:00

Carlos Pinto diz que já convida o ex-primeiro-ministro há três anos.
O presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, revelou na passada sexta-feira, 8, no decorrer da Assembleia Municipal, que há já quase três anos que tem convidado o agora ex-primeiro-ministro, José Sócrates, para receber em cerimónia pública a medalha de ouro da cidade atribuída em Outubro de 2008.
Depois de confrontado pelos deputados do PS pela facto de Sócrates ainda não ter recebido o galardão, Carlos Pinto disse que "não se deve mendigar homenagens", que tal até é "incomodativo" para o próprio galardoado, e depois, fez questão de mostrar a correspondência enviada pela Câmara ao ex-primeiro-ministro desde 2008. Pinto convidou Sócrates para vir à Covilhã em Novembro desse ano, altura em que também inauguraria o Parque da Goldra, mas este não respondeu. Depois, "sugeri Dezembro" frisa o autarca, tendo também sugerido o anúncio de uma obra importante para a cidade, como a periférica, barragem, zona de jogo da Serra ou aeroporto. Mas "nada, silêncio". Em Fevereiro de 2009, diz Carlos Pinto, novo convite e o agradecimento de Sócrates, que disse que "por motivos de agenda" não poderia vir. Este ano, a Câmara voltou a formular o convite, para Março, altura em que se esperava também que Sócrates viesse receber a medalha e anunciar o concurso para a barragem das Penhas da Saúde. Mas "nada. Não respondeu até hoje. Nós é que devíamos ser homenageados pela paciência" afirma Carlos Pinto.
O autarca covilhanense diz que o simples facto de Sócrates ter chegado a primeiro-ministro justifica o galardão, mas "ou se tem consideração por nós ou não". Carlos Pinto pergunta mesmo se em três anos "não houve um fim-de-semana disponível para cá vir? Desculpem lá. Isto é desprezo pela cidade" afirma, dizendo que agora, provavelmente, não fará sentido entregar no imediato a distinção. "As coisas têm o seu tempo" afirma.



Autor
João Alves

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
Pinto / Sócrates / Carlos / Câmara / Municipal / José / Assembleia / Outubro / Covilhã / medalha

Entidades
Carlos Pinto / José Sócrates / Sócrates / Pinto / Serra

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Lar de Caria depende da Segurança Social

Câmara descarta Santa Casa...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL