NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

UBI preenche 89 por cento das vagas

2011-09-21

00:00    00:00

Em relação ao ano passado, entraram menos 20 alunos novos na instituição.

Quase igual ao ano passado. E este quase prende-se com perda de 20 alunos novos. Na UBI, nesta primeira fase de candidaturas ao Ensino Superior, a instituição colocou a concurso o mesmo número de vagas que no passado, ou seja, 1295. E entraram na instituição 1148 novos alunos, um decréscimo de 20 alunos em relação ao ano passado. Ou seja, preencheu cerca de 89 por cento das vagas. Sobram assim para a segunda fase 147 vagas na UBI.
Pelo segundo ano consecutivo a universidade covilhanense perde gente, mantendo uma tendência nacional já que este ano também houve bem menos candidatos (passou dos 52 para 47 mil). No ano passado, a UBI preencheu mais de 90 por cento das vagas quando tinham sido colocadas a concurso 1295 vagas, entrando 1168 novos alunos. Já em 2009 havia uma quebra pois tinham sido preenchidas 1186 das 1270 vagas colocadas a concurso.
Quanto a cada curso, a maioria dos que tinham preenchido o total de vagas em 2010 voltou a fazê-lo este ano. Medicina preenche as 140 vagas a concurso, com a nota do último candidato a subir para 18, quando no ano passado tinha ficado pelos 17,8. Química Industrial, Aeronáutica, Bioquímica, Biotecnologia, Ciência Política e Relações Internacionais, Comunicação, Cinema, Design de Moda, Design Industrial, Design Multimédia, Economia, Gestão, Optometria, Psicologia, Arquitectura, Ciências Biomédicas, Ciências Farmacêuticas, Bioengenharia e Ciências do Desporto preencheram a totalidade das vagas.
Já Filosofia, que no ano passado tinha cativado quatro novos alunos, este ano só conseguiu um. Em Engenharia Informática passou-se dos 34 para os 17 caloiros; em Marketing dos 28 para 15; em Sociologia dos 40 para 38; em Engenharia Civil dos 39 para 29; e em Tecnologias e Sistemas de Informação passou-se dos 25 para 21 novos alunos. Já Estudos Portugueses e Espanhóis recuperou quatro caloiros, conseguindo 29 novos alunos contra os 25 do ano passado. São estes os cursos onde predominam, para a segunda fase, as 147 vagas que sobram.
Politécnicos continuam em baixa
Já no ensino politécnico, na região, as quebras continuam acentuadas. Cada vez mais. No ano passado o Politécnico de Castelo Branco preencheu, na primeira fase, 53,7 por cento das vagas. Este ano colocou a concurso 1023 vagas e apenas preencheu 503, ou seja, 49 por cento das vagas. No IPCB apenas um curso conseguiu preencher a totalidade das vagas, para além de todos os que compõem a Escola Superior de Saúde: Design de Moda e Têxtil, que completou as 35 vagas a concurso. Em todos os outros cursos sobram vagas, em especial nos cursos em regime pós-laboral, como Solicitadoria, Gestão Hoteleira ou Secretariado, que tiveram zero caloiros. Tal como Engenharia Industrial.
Já na Guarda, das 809 vagas colocadas a concurso, apenas 273 foram preenchidas. Só os cursos de Enfermagem e Farmácia fazem o pleno, no que toca à ocupação total de vagas. Ou seja, o Politécnico egitaniense preenche 33,7 por cento das vagas, quando no ano passado conseguiu 41,3 por cento de taxa de ocupação.
Em termos nacionais, mais de 90 por cento dos candidatos a esta primeira fase ficaram colocados, segundo o Ministério da Educação e da Ciência, ou seja, 42 mil 243 novos alunos. Há mais alunos colocados logo à primeira que nos dois anos anteriores, mas o número de candidatos baixou muito, dos 52 mil para os 47 mil. Sobraram, a nível nacional, 11 mil 938 vagas.

(Reportagem completa na edição papel)



Autor
João Alves

Categoria
Secções Centrais

Palavras-Chave
vagas / passado / alunos / UBI / concurso / Design / seja / Quase / fase / Industrial

Entidades
UBI / Aeronáutica / Biotecnologia, Ciência Política e Relações Internacionais, Comunicação, Cinema / Economia, Gestão / Optometria

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Entraram menos caloiros na UBI

UBI recebe menos 111 alunos em relação ao ano passado. Ocupa 77 por cento das vagas. Na região, há 1...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL