Ex-operários da Delphi poderão receber ajuda como no caso da Quimonda.
O ministério do Trabalho e da Solidariedade Social anunciou na passada terça-feira, 4, que vai ser pedido apoio ao Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização para ajudar os desempregados da Delphi.
"O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem vindo a acompanhar o processo da Delphi e já tinha decidido apresentar uma candidatura ao Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização (FEG)", anunciou o ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. Em comunicado, esclarece que "só agora estão reunidas as condições necessárias para a submissão do projecto, uma vez que a candidatura deve identificar todos os trabalhadores desempregados na sequência do processo de encerramento".
O PSD Guarda defendeu na segunda-feira, 3, que fosse pedido apoio ao Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização para ajudar os desempregados da Delphi, tal como aconteceu depois do encerramento da Qimonda, em Vila do Conde. O presidente da Comissão Política Distrital do PSD da Guarda, Álvaro Amaro, questionou se "não será chegada a hora de se tomar igual medida para os trabalhadores da Delphi", depois de salientar que o pedido do Governo para a Qimonda foi aprovado.
Segundo o gabinete de Helena André, "os trabalhadores desempregados com o encerramento da Delphi têm vindo a ser acompanhados pelos serviços públicos de emprego, quer no sentido de assegurar a operacionalização das políticas passivas (acesso aos apoios no desemprego) quer das activas, nomeadamente acesso às políticas de emprego e formação profissional financiadas pelos apoios nacionais e comunitários, nomeadamente do Fundo Social Europeu". A fábrica da Guarda da multinacional de fabrico de cablagens para a indústria automóvel fechou portas a 31 de Dezembro (ver centrais), lançando para o desemprego 321 trabalhadores - que se juntaram aos 601 operários dispensados no primeiro semestre do último ano.
Para Álvaro Amaro, os despedimentos na Delphi "tiveram graves repercussões no emprego e na economia local". Um "resultado" que no entender daquele responsável "chega e sobra para que o Governo possa e deva recorrer ao Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização".
Autor
Notícias da Covilhã
Palavras-Chave
Delphi / Europeu / Fundo / Ajustamento / Globalização / Social / Solidariedade / desempregados / Europeia / Ex-operários
Entidades
Solidariedade Social / Álvaro Amaro / Qimonda / Helena André / Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Na Delphi, que fecha dia 31 de Dezembro...
Na Delphi...