Nos bombeiros da Covilhã.
José Flávio já não é o comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã. Há 35 anos na corporação, 18 deles na liderança, José Flávio pediu a passagem ao quadro de honra quando estava prestes a completar 65 anos, embora pudesse ficar ainda mais um ano no cargo.
Na origem da decisão estarão divergências com a direcção, embora ambas as partes se escusem a adiantar pormenores.
Questionado pelo NC há duas semanas sobre a possibilidade de estar de saída do comando dos Bombeiros da Covilhã, José Flávio disse apenas que caso essa hipótese estivesse em equação "apenas diria respeito" a si, ao comando distrital e à Autoridade Nacional. "São assuntos internos dos bombeiros", referiu, na altura, José Flávio, que não quis confirmar a saída.
"Não sei de nada. Não tenho cá nenhuma carta de demissão", disse Emídio Martins, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, quando questionado sobre o assunto.
Entretanto José Flávio formalizou a sua decisão, veio a público dizer que se sentia a mais na corporação e falou em ânsia de poder dentro da instituição. Até ser nomeado o novo comandante, Adolfo Gato, segundo comandante, e Fernando Lucas, adjunto de comando, ficam responsáveis pela corporação.
José Flávio continua, no entanto, com funções na área, já que na reunião de 4 de Março a Câmara da Covilhã confirmou a sua nomeação como comandante operacional municipal, no âmbito do regime de enquadramento institucional e operacional da protecção civil. Função pela qual a edilidade adianta não ser remunerado.
A autarquia justificou a escolha por considerar José Flávio "uma personalidade que desenvolveu e desenvolve um reconhecido trabalho nas áreas da segurança e da protecção da população, que bem conhece pelo cargo exercido como Comandante do Corpo de Bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã".
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Flávio / José / bombeiros / Covilhã / Voluntários / comandante / comando / Associação / Humanitária / corporação
Entidades
José Flávio / Emídio Martins / Adolfo Gato / Fernando Lucas / Bombeiros Voluntários da Covilhã
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Câmara não renova protocolo com Protecção Civil...
Nos Bombeiros da Covilhã, Fernando Lucas é o novo líder da corporação...