Na Idanha.
Um homem, 70 anos, morreu no último sábado, 10, na herdade de Lomba da Moita, em Idanha-a-Nova, vítima de um acidente de caça durante uma Enxota ao Javali.
Manuel Albuquerque, empresário de restauração, em Coimbra, tinha ido de propósito à vila raiana para participar no evento, que se destina, sobretudo, a controlar o aumento da população de javalis na zona.
A iniciativa estava prevista terminar ao final da tarde, mas chegou ao fim às 10 da manhã, quando o caçador foi atingido mortalmente na cabeça por uma bala de 12 milímetros disparada por outro participante. "Era um acidente evitável, se toda a gente seguisse os procedimentos de segurança", adianta um colega caçador, que prefere ficar no anonimato. Segundo esta fonte, Manuel "ter-se-á afastado da sua marca [local devidamente assinalado e de onde os caçadores não podem sair] e entrou na linha de fogo de outro atirador".
A consternação tomou conta dos cerca de 20 caçadores que participavam na caçada e o facto de a GNR ter recolhido as armas de todos os participantes ainda os deixou mais apreensivos. "Não precisavam de confiscar todas as armas porque é fácil perceber quem foi. Ele ocupava a marca 13, por isso teve que ser um dos que estavam nas mais próximas", lamenta o caçador, que não duvida que se tratou de "um lamentável acidente".
O caso está a ser investigado pela PJ de Coimbra, que libertou o corpo às 16h30 para ser transportado para o IML de Castelo Branco.
Autor
Alexandre Salgueiro
Categoria
Local
›
Castelo Branco
Palavras-Chave
Moita / Idanha / Lomba / Enxota / caçador / acidente / Manuel / Coimbra / Tiro / homem
Entidades
Manuel Albuquerque / Manuel / GNR / PJ de Coimbra / Idanha Um
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Acidente de trabalho...
Na Covilhã...