NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Brasileiros criam 130 empregos

2011-02-16

00:00    00:00

Investimento de 20 milhões na cidade ligado à àrea da biomassa.
Um investimento superior a 20 milhões de euros, que dará emprego directo a 130 pessoas. É a isto que se propõe o grupo económico brasileiro Ecoenergy Plus, que apresentou na passada semana um projecto inovador para o concelho, que ficará localizado no Parque Industrial da Soalheira e que está intimamente ligado à agricultura.
O objectivo é produzir espécies vegetais diferenciadas para a ocupação dos solos da Cova da Beira e apostar na biomassa florestal. A construção de viveiros e de uma biofábrica vai iniciar-se em Janeiro de 2012. O projecto foi anunciado na última semana na reunião pública da Câmara Municipal do Fundão.
Segundo o autarca local, Manuel Frexes, esta é uma "janela de oportunidade para repovoar algumas aldeias do Interior". Dentro de um ano deverá começar, no Parque Industrial da Soalheira, a instalação de uma nova unidade fabril vocacionada para "a investigação de sementes e plantação de várias espécies que poderão ser matéria-prima" para abastecer as futuras centrais de biomassa projectadas para a Covilhã e para a Sertã. "Trata-se de um grande empreendimento que prevê a instalação de uma biofábrica na qual vão produzir árvores como a paulownia, chopo, cardo,que serão transformados em biomassa florestal". O projecto anunciado pelo administrador da Ecoenergy Plus, Josue Júnior, prevê que a biofábrica seja um "laboratório vegetal que através da micro propagação" produzirá milhões de espécies. "Espera-se uma produção anual de 20 a 25 milhões de plantas que serão colocadas numa vasta área irrigada pelo Regadio da Cova da Beira, conseguindo a matéria-prima necessária para as centrais de biomassa. A produção de frutas e flores com destino "aos mercados europeus" será outras das componentes do investimento agora anunciado.
Com uma área de implantação de 65 mil metros quadrados o projecto deverá entrar na Câmara em Julho próximo, estando o início da construção previsto para Janeiro de 2012 e a inauguração da biofábrica será em Janeiro de 2013.



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Local Fundão

Palavras-Chave
biomassa / Janeiro / projecto / milhões / biofábrica / ligado / empregos / emprego / Investimento / Parque

Entidades
Manuel Frexes / cardo / Josue Júnior / Parque Industrial da Soalheira / Cova da Beira

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Sócrates adjudica último bloco do Regadio

A construção da última parcela do Regadio da Cova da Beira, o canal da Fatela, foi consignada na sem...

Soares da Costa vai transformar ex-Sanatório em Pousada

Obras arrancam em 2011 após décadas de espera...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL