Autarquia assina contrato de concessão por 30 anos.
A Câmara do Fundão assinou na passada quinta-feira, 24 de Fevereiro, o novo contrato de concessão da exploração e gestão dos sistemas de distribuição de água para consumo público e drenagem de águas residuais do concelho com a empresa "Aquafundália, Águas do Fundão, SA". Uma concessão por um período de 30 anos da água em baixa a uma empresa do grupo Aquália.
Segundo o presidente da Câmara, Manuel Frexes, este é um acto "histórico" para o concelho pois acredita que este novo modelo de gestão do ciclo da água "vai permitir melhorar a utilização dos recursos disponíveis assim como combater o desperdício". O autarca, já no que toca aos tarifários, garante que eles vão ser "económica e socialmente sustentáveis pois não é possível imputar os reais custos às populações e o fornecimento de água a preços justos foi um dos critérios que esteve sempre presente durante todo este processo".
Com a assinatura deste contrato, a "aquafundália" dispõe agora de um prazo de 90 dias para montar toda a logística e iniciar o período de concessão. O responsável da "Aquália" em Portugal garante que "nos seis meses seguintes vamos apresentar o plano de investimentos sendo que nos primeiros 8 anos da concessão vamos investir cerca de 10 milhões de euros na melhoria da rede e construção de novas infra-estruturas". Artur Vidal acrescenta à RCB que o próximo passo vai ser a escolha de um local para criar o serviço de atendimento ao público. "Vamos aqui criar 23 postos de trabalho que na sua maioria vão ser ocupados por actuais trabalhadores da secção de água da Câmara municipal" assegura.
Autor
Notícias da Covilhã
Palavras-Chave
Fundão / Água / concessão / Câmara / Fevereiro / Autarquia / águas / contrato / baixa / Aquafundália
Entidades
Manuel Frexes / Artur Vidal / SA / Aquália / Câmara
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
No dia em que a Câmara inaugura uma ETAR e uma nova avenida, presidente da Junta lembra que é "impre...
Intervenção quase pronta...